Já imaginou uma exposição de quadros pintados por antas? É o que você vai poder conferir a partir de novembro, no Gramadozoo, em Gramado. O Projeto Antas Pintoras é usado como atividade ocupacional, que ajuda no bem-estar das antas e a diminuir o estresse ocasionado pelo cativeiro. Além dos benefícios que traz para o animal, tem o objetivo de mostrar às pessoas que a anta é um animal inteligente.
O projeto começou em 2005 no Zoo de Houston, nos Estados Unidos. No Brasil, o Gramadozoo é o primeiro a realizar o programa, que começou em 2012 com iniciativa de Patrícia Medici, do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). O Zoo Houston também auxiliou no processo:
- Conhecemos o projeto após ver uma reportagem na internet sobre o que faziam nos Estados Unidos. O Zoo de Houston nos ajudou, deu dicas e doou todas as tintas, que não são tóxicas e não prejudicam o animal se ele ingerir - explicou a técnica em veterinária do Gramadozoo, Christina Capalbo.
Após fazer contato com a instituição, Christina e outros funcionários passaram a estimular os dois machos da espécie que ficam no zoológico a fazer as pinturas, utilizando suas pequenas trombas, conhecidas como probóscide. A atividade acontece duas vezes por semana para cada um deles.
- Eles gostam bastante de pintar. Além de todas as vantagens, também serve para a conservação das antas, que está quase extinta no Sul do país - esclarece Christina.
A exposição está marcada para novembro, mas ainda não tem data definida. Segundo Christina, haverá um leilão com as obras para arrecadar fundos, onde o valor será revertido para o projeto de pesquisa de conservação das antas no Brasil, realizados pelo IPÊ.
Arte no zoológico
Projeto Antas Pintoras transforma bichos em artistas no GramadoZoo
Iniciativa começou no ano passado, inspirado em um programa criado por um zoológico americano
GZH faz parte do The Trust Project