As constantes reclamações sobre o Pronto-Atendimento 24 Horas poderiam ser amenizadas se o serviço oferecido à noite nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) fosse mais bem aproveitado.
Atualmente, cinco UBSs têm turno estendido: Vila Ipê, Desvio Rizzo, Diamantino, Esplanada e Reolon. No entanto, duas delas não têm médicos disponíveis para o turno.
Segundo a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Viviane Oliveira Siqueira, no Reolon, a médica que assumiu recentemente saiu em licença maternidade. No Rizzo, a médica tinha contrato emergencial de 20 horas e já encerrou. A Secretaria está com edital aberto para novas contratações.
- Estamos atendendo a legislação, na qual o município deve oferecer horário estendido em cinco UBSs. Sabemos da importância do médico e estamos empenhados para regularizar a situação. Contudo, a saúde se faz com equipe multiprofissional. A UBS tem papel estratégico no SUS. Ela é que tem capacidade de promover saúde, de prevenir agravos e não apenas tratar a doença - disse.
As unidades com horário estendido são direcionadas exclusivamente para trabalhadores, ou seja, atendem o público que trabalha durante o dia e não tem tempo de consultar em horário comercial. A maioria fica aberta das 7h30min às 21h, sem fechar ao meio-dia, e oferece número limitado de fichas.
- Esse serviço é imprescindível, ainda mais aqui, onde a UBS atende o Rizzo e mais outros loteamentos - opinou a presidente da Amob Maria Inês Faccin. Só o Rizzo, conforme o Censo do IBGE 2010, tem população superior a 13 mil pessoas.
Confira reportagem completa na edição impressa.
Saúde pública
Duas das cinco Unidades Básicas de Saúde de Caxias com atendimento noturno estão sem médico
Secretaria Municipal de Saúde está com edital aberto para novas contratações
GZH faz parte do The Trust Project