É planejada para outubro a inauguração de um segundo camelódromo em Caxias do Sul. O espaço, que contará com cerca de 50 bancas, sanitários e estacionamento, ficará no complexo do antigo Comercial Cesa, entre as ruas Dal Canale e Marechal Floriano, no Centro. O lugar chegou a ser cotado para sediar o atual camelódromo que existe junto à Praça da Bandeira, mas uma comissão de comerciantes optou por se mudar para um imóvel novo na Rua Sinimbu, a poucos metros do endereço atual.
Foi justamente a divergência em torno da escolha do endereço que levou comerciantes a negociarem uma segunda opção, afirma o presidente da associação dos camelôs, Marcos Kuquert, contrário à escolha do prédio na Sinimbu. De acordo com ele, o novo centro de compras será formado por cerca de 25 a 30 dissidentes do atual camelódromo, além de ambulantes que atuavam nas ruas, na informalidade, e alguns comerciantes da cidade.
O investimento dos proprietários neste primeiro edifício, que recebeu pintura interna, piso cerâmico, instalações elétricas novas e banheiros, chega a R$ 1 milhão. Futuramente, o plano é restaurar os outros três prédios do complexo, abrindo novas opções para comércio, lazer ou mesmo turismo.
- É um espaço que pode sediar muitas coisas. Aqui ao lado do estacionamento, temos planos de colocar restaurantes, nos moldes aos que existem nos mercados públicos de Porto Alegre ou São Paulo, por exemplo. Além disso, o espaço se presta também para um mercado público, em função da rusticidade e acesso fácil - explica a arquiteta Adriane Cesa, que coordena o projeto de restauração.
Confira mais detalhes sobre o novo camelódromo no Pioneiro desta sexta-feira.