O brilho, a limpeza e o cuidado chamam atenção de quem visita a Escola Senai Nilo Peçanha, na Rua Vereador Mário Pezzi. É um contraste com a situação de outras, em especial aquelas que padecem com a falta de recursos e não recebem o zelo dos alunos e da comunidade que as cerca.
O ambiente na escola, fundada em 1942, motivou do fotógrafo Roni Rigon o registro fotográfico e um depoimento sobre o que viu:
"O educandário exibe em suas instalações o zelo e o asseio das salas de aula e dos corredores, com lixeiras organizadas que coletam resíduos seletivos. Já na entrada do pátio frontal, a jardinagem é impecável. Os arbustos e a grama são aparados religiosamente, testemunhando o permanente cuidado de alunos e professores com a escola. Nos imensos corredores, as lajotas com estética da década de 1940 são realçadas pelo brilho de cera. Na hora do recreio, os alunos saem da sala de aula sem fazer barulho. No local do recreio, não há vestígios de lixo ou qualquer papelzinho de balas (pelo chão)."
Outra realidade
Repórter-fotográfico destaca cuidado com a Escola Senai Nilo Peçanha, em Caxias do Sul
Situação contrasta com a de outras instituições que padecem com a falta de recursos e não recebem o zelo