O furor causado pelo desfile do Papa Francisco em carro aberto pelas ruas do Rio de Janeiro em sua chegada ao Brasil, na tarde de segunda-feira, foi o ápice do dia para os primeiros peregrinos serranos que chegaram para acompanhar a Jornada Mundial da Juventude. Enquanto a caravana que partiu no domingo do Santuário do Caravaggio ainda percorria o trajeto até a capital fluminense, grupos católicos como o Cenáculo de Maria, de Flores da Cunha - que foi de avião -, viviam a atmosfera do evento desde a manhã de domingo.
>> Navegue no mapa e veja onde os jovens da Serra vão ficar no Rio.
>> Antes de chegar ao Rio para a JMJ, missionários da Serra visitam Santuário de Aparecida, em São Paulo
O coordenador do grupo, Vanderlei Fantin, 30, viu o Papa "a uns 2 ou 3 metros", segundo conta. Ele estava no mesmo grupo da Rafaela Teixeira, que postou a foto acima (abaixo, ao lado...). Para Vanderlei, poder acenar para o novo líder da igreja católica foi uma emoção gigantesca.
- Ele tem um carisma enorme, fez todo o público entrar em uma euforia muito grande - diz.
A turma de 40 jovens do Cenáculo de Flores está alojada na Paróquia de Santa Bárbara, no bairro Rocha Miranda, Rio de Janeiro, com cerca de 1,5 mil peregrinos brasileiros de diversos estados. Para acompanhar a missa de abertura da JMJ, na noite de ontem, chegaram por volta das 15h em Copacabana, após um trajeto de 40 minutos de metrô. Quando chegaram, segundo o coordenador, logo viram bandeiras do Chile, do Canadá, da Austrália, da China. Jovens do mundo todo.
Vanderlei Fantin também elogiou o preparo do Rio para receber o evento.
- A cidade está muito bem organizada, tudo muito prático. Os estabelecimentos respiram a Jornada - vibra.