Cerca de 240 jovens da Serra inscritos para participar da Jornada Mundial da Juventude, que inicia na próxima terça-feira, no Rio de Janeiro, receberam a bênção do Bispo Dom Alessandro Ruffinoni, na Missa de envio que ocorreu nesse domingo, no Santuário de Caravaggio. O grupo reunido no encontro representa cerca de metade dos serranos inscritos para o evento, pois muitos já partiram ou irão de outras formas. Na missa, estavam os que seguiriam de ônibus.
>> Navegue no mapa e veja onde os jovens da Serra vão ficar no Rio.
>> Jornada Mundial da Juventude une jovens católicos da Serra apesar das divergências
>> Quatro jovens da Serra Gaúcha participarão de momentos exclusivos com o Papa
>> Jovens de Caxias do Sul contam experiências de outras edições da Jornada e dão dicas do que levar
>> Jovens ingleses acompanharam trabalhos assistenciais, em Caxias, durante preparação à Jornada
>> Jovens ingleses alteram rotina das famílias acolhedoras, em Caxias, durante preparação à Jornada Mundial da Juventude
>> Bielorussos se preparam em Vacaria para a Jornal da Mundial da Juventude
>> Confira no calendário a programação da Semana Missionária de Caxias do Sul
>> Missa repleta de jovens deu início à Semana Missionária na noite de terça-feira, na igreja dos Capuchinhos, em Caxias do Sul
>> Peregrinos ingleses tiveram as primeiras atividades na manhã de quarta-feira e realizaram City Tour à tarde, em Caxias do Sul
Além dos fiéis serranos, estavam presentes cerca de 20 missionários ingleses que passaram a última semana em Caxias do Sul em preparação para a JMJ. A eles, o Bispo fez questão de se dirigir em inglês.
- A mensagem de hoje é de hospitalidade para com essas pessoas que escolheram a nossa Diocese. Quem acolhe um irmão, é a Deus que acolhe - saudou o Bispo, lembrando também dos imigrantes haitianos e senegaleses que vieram para Caxias em busca de uma vida melhor.
Entre os missionários ingleses, a estudante de fisioterapia Jocelyn Hurcombe (foto acima), 19 anos, agradeceu a acolhida que recebeu da família Delazzery, que lhe abrigou em sua casa nos últimos dias.
- Fui muito bem recebida pela Paola e pela Júlia, colegas de Jornada, e os pais dela me trataram como uma 3ª filha nestes dias. Talvez eu possa visitá-los se conseguir vir assistir aos Jogos olímpicos em 2016 - comenta.
A pedido da reportagem, Paola escreveu um bilhete de agradecimento à família em seu idioma:
"Quero apenas fazer um grande agradecimento a vocês pela acolhida muito calorosa que recebi esta semana. Foi realmente maravilhoso aprender sobre sua cultura e tentar aprender português! (muito mal!) Obrigado novamente! Espero um dia poder retribuir essa acolhida na Inglaterra".
Após a missa, os jovens, muitos acompanhados por seus familiares, almoçaram no restaurante do Santuário. Às 14h, os cinco ônibus carregados com a mocidade católica serrana partiram rumo ao Rio de Janeiro. Em cada um, certamente ainda ressonava a declaração de Dom Alessandro Ruffinoni ao final da missa.
- Que voltem animados e que nos ajudem a viver com mais alegria a nossa fé.