Cem famílias da Vila Esperança, em Farroupilha, devem contar com casas novas e infraestrutura em pouco tempo. A prefeitura prepara uma revitalização, com construção de 100 unidades habitacionais, pavimentação de ruas, instalação de luz e água e esgoto encanados. Como o programa tem financiamento do Minha Casa, Minha Vida, os moradores terão as melhorias a fundo perdido, ou seja, sem pagar qualquer valor.
Segundo o secretário municipal de Habitação, Rogir Centa, a secretaria trabalha no cadastro das famílias e, como há 111 inscritas e o projeto prevê 100 casas, a ampliação do programa já é estudada.
Conforme Rogir, a vila será reconstruída sem a necessidade de alojar as famílias em outro endereço. As primeiras residências serão erguidas em uma área livre. Quando os primeiros moradores se mudarem para as casas novas, as moradias antigas serão demolidas para a construção de outras, até que o projeto esteja concluído. A ideia é construir cerca de 20 a 30 casas a cada etapa.
A empresa vencedora da licitação, a DP Ayres, será responsável pela construção das casas e por toda a infraestrutura. Além do que está previsto, a prefeitura de Farroupilha pretende erguer Unidade Básica de Saúde (UBS) e ginásio poliesportivo. Para estes aditivos ainda não há projeto nem previsão, no entanto. A prefeitura também estuda levar a ideia a outros pontos da cidade.
Uma das famílias beneficiadas será a da dona de casa Olair Ribeiro da Rosa Fernandes Otovwz, 38 anos. Ela, os cinco filhos e o marido, Gentil Otovwz, 39, aguardam com ansiedade por uma moradia nova. Eles vivem em uma precária casa de madeira, sem banheiro próprio e com luz ligada por extensões. O esgoto corre a céu aberto.
- Se Deus quiser, teremos nossa casa - comemora Olair.
Habitação
Vila Esperança, em Farroupilha será revitalizada com água, luz, esgoto e construção de 100 casas
Previsão é iniciar em julho e concluir em cerca de seis a oito meses
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: