O vendedor Matheus Augusto Tomaz, 26 anos, e a bancária Débora Fernanda Figueiredo Menezes Tomaz, 25, são recém-casados que passam a lua de mel em Gramado. Nesta quinta-feira, eles saíram do hotel onde estão hospedados às 9h30min para dar um passeio. Assim que tiveram contato com o ar da manhã de sol, deram meia-volta e voltaram imediatamente para o quarto.
Não imaginavam tanto frio quando acordaram e olharam pela janela do quarto o sol que reluzia na paisagem europeia gramadense. Mas o obstáculo não impediu de os dois continuarem usufruindo do romantismo do município. Vestiram jaquetas, colocaram proteção na cabeça e Débora botou um par de luvas.
Encontramos os dois poucas horas depois de saírem do hotel, no início da tarde, sentados tranquilamente na praça em frente à Igreja Matriz São Pedro, respirando o arzinho frio.
Um clima bem diferente, segundo o casal, da cidade de origem, Poços de Caldas (MG), onde garantem que a temperatura é bem mais amena do que a Serra gaúcha. Nesta sexta-feira, Matheus e Débora terão uma nova experiência da lua de mel para contar para família e amigos no retorno a Minas Gerais. A previsão é de geada ao amanhecer, e, conforme o Climatempo, a temperatura mínima será de 1ºC em Gramado.
- Lá em Poços de Caldas usamos camisas de manga curta quase o ano inteiro. Aqui faz muito frio, mas vale a pena, pois é tudo tão bonito. As pessoas são educadas, os motoristas respeitam a faixa de segurança. Quando pedimos informações, o povo é tão prestativo que fica a impressão de que somos velhos amigos - descreve Matheus.
O tempo também não esfriou o encanto pela região. Nada do que um agasalho não resolva. Como vieram desprevenidos, assim que a temperatura começou a cair um pouco, quarta-feira, os dois compraram moletons, toucas, botas e jaquetas.
- Já combinamos de retornar para ver o Natal Luz. É tudo tão bonito que dá vontade de vir morar aqui. Sou bancária e, quando entrei na agência do Bradesco, achei o prédio tão lindo que deu vontade de pedir transferência pra cá - revelou Débora, que ficará na região das Hortênsias com o companheiro até domingo.
Além da geada de hoje, o casal poderá presenciar as mudanças de temperaturas que estão caracterizando a região nas últimas semanas. Enquanto que hoje a mínima prevista é de 1ºC em Gramado e 0ºC em Caxias do Sul, para amanhã os termômetros voltam a subir, com um possível retorno da chuva. Em Caxias, as temperaturas variarão entre 7°C e 17°C, segundo a Central RBS de Meteorologia. No domingo, mais chuvas, com termômetros entre 12ºC e 16ºC, no maior município da Serra.
Tempo
Turistas em Gramado aguardam pela geada desta sexta-feira
Fenômeno meteorológico está previsto para o amanhecer, com temperaturas perto de 0°C
GZH faz parte do The Trust Project