A prefeitura promete apoiar projetos para ocupação do prédio do Lar das Meninas, que está vazio desde que foi inaugurado no final de 2009, em Bento Gonçalves.
A parceria ficou definida em uma reunião entre o Executivo, Rotary Clube Bento Gonçalves e a direção da Associação Lar das Meninas, que administra o espaço. A edificação de mil metros quadrados, praticamente mobiliada, foi idealizada pelo Rotary Club Bento Gonçalves para atender meninas de zero a 18 anos em situação de risco.
O espaço não chegou a funcionar porque o Ministério Público se posicionou contra. O entendimento era de que não haveria demanda na cidade. Na época, o promotor de Justiça Élcio Resmini Meneses sugeriu que a casa fosse transformada em um ponto de oficinas no turno inverso ao da escola.
Hoje, crianças e adolescentes em situação de risco são encaminhados para um abrigo do município. Em 2012, o Pioneiro noticiou que a previsão era de que as oficinas no Lar começariam em abril. Mas segundo o presidente do colegiado da associação, Cleverson Riggo, as oficinas foram abertas por um período experimental, e fechadas porque não tiveram procura.
- Neste meio tempo, teve mudança na gestão municipal e nós tivemos que começar novamente todo o diálogo com a prefeitura - confirmou Riggo.
No último encontro, a nova administração ventilou diversas sugestões de projetos à direção da associação. No entanto, conforme César Gabardo, secretário Geral de Governo, ainda não há uma proposta pronta.
- Estamos abertos e esperando uma posição das entidades envolvidas, do próprio promotor, do juiz para que a gente possa construir juntos uma solução. O prefeito (Guilherme) Pasin tem um projeto para ocupação de crianças e adolescentes enquanto não estão na escola, através de cursos profissionalizantes, esporte, cursos na área de cultura. Bento também tem déficit de escolas para educação infantil, mas para isso teríamos de pensar no transporte, algo maior, que tem que ser construído com calma - explicou Gabardo.
Impasse perto do fim
Prefeitura propõe parceria para ocupar Lar das Meninas em Bento Gonçalves
Prédio inaugurado em 2009 nunca foi ocupado
GZH faz parte do The Trust Project