Cerca de 60 jovens passaram boa parte desta quinta-feira recuperando muros pichados no Complexo Esportivo da Zona Norte, em Caxias do Sul. Divididos em dois turnos (manhã e tarde), os alunos da Entidade de Assistência à Criança e ao Adolescente (Ecan) iniciaram a pintura das paredes das residências que fazem divisa com a área. A intenção é reprimir vândalos e deixar o espaço mais agradável. Os jovens têm idades entre seis e 14 anos.
A ideia surgiu no ano passado, com o educador Andrigo Fernando Martins Barbosa, 23 anos. Ex-aluno da Ecan e experiente na arte do grafite, o jovem procurou a administração do complexo e sugeriu cobrir as pichações com a arte. Enquanto formatava o projeto, Andrigo passou a dar oficinas de grafite na Ecan. Como as aulas ocorrem às quintas-feiras, nesta quinta ele aproveitou o espaço para dar uma aula de cidadania:
_ Eles sendo protagonistas da ação, ajudam a reprimir o vandalismo. Quis trabalhar valores como igualdade, paz e trabalho. São temas com os quais as pessoas podem levar algo _ explica.
O material empregado no grafite foi custeado pela Ecan e pela administração do Complexo Esportivo da Zona Norte. Doações de tinta podem ser encaminhadas pelo telefone 9964.6501, com Sebastião.
Vandalismo
Jovens grafitam muros pichados no Complexo Esportivo da Zona Norte, em Caxias do Sul
Ação tem o objetivo de educar os jovens e recuperar a área de lazer, alvo constante de vândalos
GZH faz parte do The Trust Project