Após uma denúncia recebida no início da tarde desta quarta-feira, policiais civis e militares encontraram 150 quilos de explosivos em uma casa abandonada, num sítio da localidade de São Valentim, interior de Bento Gonçalves.
O material é de uma empresa de detonação que tem licença para operar, mas não para armazenar a dinamite. Em um caminhão que chegou na propriedade enquanto os policiais estavam na casa, havia mais dinamite.
A quantidade ainda não foi somada, mas o delegado Leônidas Reis calcula que o veículo transportava de 200 quilos a 300 quilos de explosivos.
- A apreensão foi feita por descumprimento da legislação, que é bem severa para que o material não seja desviado. Por isso que envolve tanta segurança, tem que estar bem armazenado em local autorizado pela polícia, pelo exército. Tem toda uma legislação que tem de ser respeitada, que a empresa não respeitou - explica o delegado.
Os explosivos serão levados para um depósito de outra empresa que tem licença para a armazenagem.
O proprietário da empresa que guardava ilegalmente a dinamite não foi localizado. Mas o advogado relatou ao delegado que o material foi guardado para ser usado posteriormente, pois a obra em que ocorreriam as detonações teria sido embargada.