Um visitante inusitado apareceu na tarde de terça-feira na Galeria Bergson, na esquina da Os Dezoito do Forte com Dr. Mountaury, bem no centro. Era um gambá, aparentemente assustado e com fome.
Os funcionários de um salão de beleza e estética procuraram a Secretaria do Meio Ambiente para saber o que fazer com o bicho, que inicialmente identificaram como sendo uma raposa. De lá, foram orientados a ligar para a Vigilância Sanitária, que não sabia que destino dar para o animal ou quem eles deveriam procurar.
- Foi demorado para conseguirmos alguém que pudesse nos orientar. Ligamos em seguida para os bombeiros, que disseram que devíamos falar com a Patrulha Ambiental. Então, eles nos orientaram a capturá-lo e aguardar que, assim que pudessem, iriam buscá-lo - afirma a esteticista Cláudia Savero, que registrou a foto.
Assustado, o bicho chegou a morder quem tentou pegá-lo e foi contido em uma caixa de papelão.
Após mais algumas ligações, por volta das 18h, a Patrulha resgatou o visitante. Segundo o Sargento Barbieri, o animal foi solto em uma mata, nesta quarta-feira, em área afastada do Centro.
- Eles saem de seu habitat natural em busca de comida e acabam se perdendo - diz.
De acordo com a bióloga Cláudia Borges Machado, da UCS, o animal era um gambá-de-orelhas-brancas, bastante comum em nossa região, e já acostumado com o ambiente urbano. O apelido "raposa" é aplicado pelos populares.
Visita inesperada
Gambá aparece no centro de Caxias
Visitante inusitado foi recolhido em galeria e solto pela Patram em uma mata
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: