O forte calor registrado durante a semana pode gerar consequências ao abastecimento de água de Caxias do Sul. Esse é o aviso do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), que recomenda à população economia no consumo.
De acordo com o diretor da Divisão de Águas da autarquia, o engenheiro Paulo Boff, mesmo com as represas cheias, o tratamento feito no Parque da Imprensa, que recebe águas do Sistema Faxinal, o principal da cidade, não está conseguindo atender a demanda da cidade em determinados horários.
Segundo Boff, nos últimos dias, nos horários de pico, o consumo da cidade está ultrapassando a capacidade de tratamento de água feito pela autarquia. Se não houver mudança no ritmo de consumo, o engenheiro não descarta desabastecimento.
- Se persistir esse consumo, é uma questão matémática. Quando a reserva que temos de água tratada no Parque da Imprensa atinge 2,5 milhões de litros o sistema entra em colapso e os cortes são inevitáveis. Agora (às 16h40min de quinta-feira) o nível está em 6 milhões de litros - afirma.
Geral
Samae recomenda que população economize água em Caxias
Alta no consumo decorrente do calor pode provocar desabastecimento
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: