O Juventude quase fez história na Arena, neste dia 20 de novembro de 2024. Até os 48 minutos do segundo tempo, o Papo vencia o Grêmio em seus domínios. Entretanto, a equipe da Serra levou o gol de empate em 2 a 2 nos acréscimos. Com o resultado em Porto Alegre, o Alviverde chegou aos 38 pontos e deixou o Z-4 do Brasileirão.
Na próxima rodada, o Juventude entra em campo contra o Cuiabá com apoio da sua torcida. A partida será no sábado (23), às 19h30min, no Estádio Alfredo Jaconi. O duelo é decisivo para o alviverde encaminhar de vez a sua permanência na Série A do Brasileiro.
O JOGO
A partida começou da pior forma para o torcedor alviverde. Com dois minutos de jogo, Edenílson fez um lançamento do campo defesa para Diego Costa, na esquerda. O jogador do Grêmio encontrou Braithwaite entrando com liberdade na meia-lua. O dinamarquês bateu no canto de Gabriel para festa da torcida da casa.
Aos 23 minutos, Geromel tirou uma bola na entrada da pequena área quando Lucas Barbosa e Erick Farias chegavam para finalizar. Mesmo com o Grêmio dando muitos espaços no meio-campo, o Juventude não conseguiu criar. Sentindo a falta de um meia de criação, Lucas Barbosa tentou uma jogada pessoal. Limpando de dois marcadores, o extrema encontrou Gabriel Taliari na área. O atacante entrou em velocidade e Reinaldo chegou por trás. O lateral usou o braço e deslocou o atacante do Juventude. Entretanto, o árbitro Bruno Arleu não marcou pênalti, aos 34 minutos de jogo.
O Juventude escapou de levar o segundo aos 38 minutos. Em uma troca de passes na entrada da área, João Pedro tirou Ewerthon da marcação e bateu cruzado. A bola passou raspando a trave de Gabriel. A oportunidade do empate alviverde veio com Lucas Barbosa aos 43. O atacante pegou um chute no ar e finalizou com força. A bola passou perto do travessão e se perdeu na linha de fundo.
Se o Papo levou o gol nos primeiros minutos, a resposta veio no último lance da etapa inicial. Em falta cobrada por Ewerthon, Mandaca apareceu no entrevero da área para cabecear e empatar para o Verdão em 1 a 1.
VIRADA LOGO CEDO
Sem alteração no retorno de intervalo, o time do Juventude voltou melhor. Com a posse de bola no campo de ataque, Mandaca encontrou Lucas Barbosa em velocidade. O extrema entrou na diagonal e deu uma cavadinha no goleiro tricolor para marcar o gol da virada, 2 a 1, aos 6 minutos. Quatro minutos depois, Jadson levou um pisão de Reinaldo na área e o árbitro marcou pênalti para o Verdão, o primeiro para o time da Serra no Brasileirão. Gabriel Taliari bateu e Marchesín defendeu, logo ele que não pegava pênaltis.
Com 30 minutos do cronômetro, o Juventude seguia sem correr riscos. De um lado, Renato Portaluppi empilhou atacantes. Do outro, a equipe de Fábio Matias não se desestruturava. Aos 33, Braithwaite entrou na área e bateu prensado com o arqueiro alviverde. Gabriel abafou o lance para sorte do Papo.
DRAMA NO FIM
Depois dos 40 minutos, os donos da casa já não tinham mais organização. Já o Juventude seguia bem postado em campo e só fazia o tempo passar. Buscando jogadas individuais, Pavón finalizou cruzado do lado direito, mas o goleiro Gabriel apenas acompanhou a bola sair para fora.
Nos acréscimos, o Grêmio tentou a pressão do abafa. Aos 46, Monsalve aproveitou um rebote na entrada da área e soltou uma bomba. A bola explodiu no travessão, bateu nas costas do goleiro do Juventude e não entrou.
No fim, o empate frustrante para os jaconeros. Aos 48 minutos, em falta ao lado da área, o Grêmio cruzou por baixo com Monsalve e João Lucas deu azar aos desviar contra para deixar tudo igual, 2 a 2. Sem mais tempo, o duelo terminou empatado na Arena.
FICHA TÉCNICA
Grêmio 2x2 Juventude
Arena do Grêmio
34ª rodada do Brasileirão
Grêmio
Marchesín, João Pedro, Geromel (Sotendo, 30/2º), Rodrigo Ely (Gustavo Martins, 50/1º) e Reinaldo; Dodi, Pepê (Monsalve, 8/2º); Edenilson (Pavón, 8/2º), Cristaldo e Braithwaite; Diego Costa (Arezo, 30/2º). Técnico: Renato Portaluppi
Juventude
Gabriel; João Lucas, Boza, Lucas Freitas e Ewerton (Zé Marcos, 27/2º); Ronaldo, Jadson e Mandaca (Jean Carlos, 27/2º); Erick Farias (Gabriel Inocêncio, 34/2º), Lucas Barbosa (Marcelinho, 19/2º) e Gabriel Taliari (Nenê, 19/2º). Técnico: Fábio Matias
Gols: Braithwaite (G), aos 2min, Mandaca (J), aos 50min, no primeiro tempo. Lucas Barbosa (J), aos 6min, João Lucas (G, contra), aos 48min, do segundo.
Amarelos: Pepê (G), Diego Costa (G), João Lucas (J), Mandaca (J), Geremol (G), Ewerthon (J).
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ).