O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) divulgou na noite desta terça-feira (23) uma nota oficial esclarecendo a polêmica envolvendo o meia Nenê, do Juventude. Ou se explicando sobre o assunto. O atleta foi retirado pelo clube da partida contra o Palmeiras, no último domingo, por causa de uma "pendência" que constava no sistema do tribunal.
O STJD admitiu que houve um erro no sistema ao citar que o atleta tinha essa "pendência". Porém, destacou que o Juventude teria demorado para consultar o sistema a tempo de esclarecer o erro e garantir a condição de jogo do atleta.
Segundo o tribunal, a informação incorreta foi inserida no sistema no dia 8 de outubro, às 12h14min. O tribunal ressaltou que até o dia 20, data do jogo contra o Palmeiras, o Juventude não realizou nenhum contato para verificar a situação de Nenê. Ainda conforme a nota, o clube poderia acessar essa informação a qualquer momento e solicitar um Informativo de Penalidade Pendente (IPP) ao tribunal.
Vale lembrar que Nenê já não havia atuado na partida anterior do Ju, contra o Vasco, no dia 5 de outubro, quando foi liberado para resolver questões particulares. A partir daí, não houve qualquer jogo pelo Campeonato Brasileiro envolvendo o time alviverde.
Antes do confronto com os paulistas, o diretor executivo de futebol, Júlio Rondinelli, afirmou que o departamento jurídico do clube realizou um primeiro contato no domingo (20) após ser pego de surpresa com a informação. No entanto, por não ser um dia útil, acabou não recebendo uma resposta definitiva por parte do STJD ou da CBF e optou por não escalar Nenê.
— Nosso departamento jurídico entrou em contato com a CBF, entrou em contato com a STJD, a secretária atendeu, um dos auditores atendeu, e disse que só poderia confirmar se existe ou não essa pendência, se há um problema de sistema, na segunda-feira. Nós sabemos que não há pendência. Ele não foi expulso esse ano, ele não está suspenso por amarelo e a responsabilidade seria totalmente do clube se a gente colocasse ele para jogar — argumentou o dirigente.
O STJD confirmou o contato do clube no domingo pela manhã, às 11h40min. Mas, segundo a nota, a secretária não tinha acesso ao sistema naquele momento, pois os mesmos só são acessíveis presencialmente no Tribunal, portanto em horários e dias úteis de expedientes.
Já na segunda-feira, o STJD foi procurado pelo Juventude e confirmou que o jogador não possui qualquer pendência. A nota da tribunal ainda afirma que "a obrigação é exclusiva dos clubes na certificação da devida condição de jogo de seus atletas, conforme termos inarredáveis do parágrafo único do art. 46 c/c art. 62, ambos do Regulamento Geral de Competições".
Sendo assim, o meia Nenê está liberado para atuar e é mais uma alternativa que o técnico Jair Ventura ganha para o confronto com o Flamengo, no sábado (26), às 16h30min, no Maracanã.