A final do Campeonato Brasileiro de Rugby XV está definida e terá representante da Serra. O Farrapos, de Bento Gonçalves, buscará o título diante do Jacareí, de São Paulo.
O desfecho para ver quem avançaria para a decisão veio com a última partida do hexagonal, que foi disputada no último sábado (5). Pasteur, da capital paulista, e Farrapos, duelaram após o confronto ter sido adiado no último dia 21 pelo cancelamento do voo do time de Bento Gonçalves para São Paulo.
A partida decidia a sorte dos três clubes: Jacareí, Pasteur e Farrapos, pois nenhum estava matematicamente garantido na final.
O Pasteur chegou à partida como favorito e acima dos gaúchos na tabela de classificação. A vitória significaria uma final de paulistas entre Galos e Jacarés, mas o Farrapos conseguiu o resultado que precisava: vitória gaúcha por 38 a 19, com direito a quatro tries e ponto bônus para os alviverdes.
Já os Galos não conseguiram o mínimo necessário para avançarem, que era ao menos um bônus, caindo com apenas três tries a seu favor.
Com o resultado, o Farrapos decidirá o título na mesma temporada que conseguiu a inédita conquista da Copa do Brasil. A equipe ainda pode fazer história e ser a primeira a “unificar” os títulos, sendo também o atual campeão brasileiro de rugby sevens, por ter vencido o Brasil Sevens de 2023.
A grande final será no próximo sábado (12) e o local será anunciado nos próximos dias. Será a segunda vez na história que Jacareí e Farrapos duelam na final do Super 12. A outra foi justamente em 2017, com um dos jogos mais emocionantes da história, quando o Jacareí ergueu a taça ao derrotar o Farrapos, em Blumenau, em campo neutro.