Maior cestinha da história do NBB, o ala Shamell chegou ao Caxias Basquete no início da pré-temporada. Dá para se dizer, é a maior contratação do história do clube. E também gera uma grande expectativa para os resultados que virão a partir do dia 15 de outubro, data de estreia na edição 2024/2025 da liga.
— É a primeira vez que jogo fora de São Paulo. Sempre gostei da personalidade e do trabalho dele (Rodrigo Barbosa). Todo mundo achava que eu iria me aposentar, parar de jogar, mas esse tempo todo eu estava falando com o Rodrigo para vir para cá — revelou o jogador.
Shamell defendeu o Mogi na última edição do NBB e teve média de 14,3 pontos em 37 partidas. Além disso, na temporada passada, teve a melhor média de acertos nos arremessos de três pontos entre todos os jogadores da competição. Em dezembro de 2023, completou 500 jogos pelo NBB.
— Eu sou como aquela garrafa de vinho, que você fica guardando um tempo para tomar com aquela namorada nova, com o seu amor, com um amigo que sente saudade, e aí abre. É bom demais. Sou igual ao vinho: quanto mais velho, melhor — brincou o ala norte-americano, que confessou não gostar de tomar vinho.
Shamell é ídolo do Mogi, clube em que teve duas passagens. A primeira entre 2014 e 2019 e a segunda entre 2023 e 2024. Lá foi campeão do Campeonato Paulista e a Liga Sul-Americana em 2016, além de ter chegado às finais da Sul-Americana em 2014, do Paulista em 2015, e da Liga das Américas e do NBB em 2018.
No Brasil, também defendeu São Paulo, sendo campeão do Paulista 2021 e da BCLA 2022, Pinheiros e Limeira. Além de maior pontuador da história da competição ele foi eleito 12 vezes para o Jogo das Estrelas.
— O objetivo ao chegar aqui, individualmente, é fazer um grande campeonato. Com muitos jovens, temos que ensinar eles a como vencer, a ser um atleta de nível top no dia a dia. Tudo o que consegui conquistar na minha vida hoje, foi com muito trabalho. É o que quero mostrar a esses meninos. Eu sempre fui um dos líderes do time. Coisa que eu mais gosto e tenho orgulho é o meu trabalho no dia a dia. Você é respeitado não só pelo que você fala, mas pelo que mostra.
ARRANCADA
No ano passado, Shamell perdeu mais do que venceu em Mogi. Em uma disputa direta com o Caxias, ganhou a vaga nos playoffs na reta final da primeira fase. A lição tirada por ele é de buscar uma boa largada na competição. A estreia será contra o Fortaleza, dia 15 de outubro, no Ceará.
— Não podemos deixar para o último minuto para brigar pelos playoffs. Temos que começar bem. O campeonato é longo, teremos oscilações. Vamos fazer um campeonato muito bom. A cidade merece isso — destacou o jogador, que falou sobre o apoio da torcida no Ginásio do Sesi:
— O jeito de você conquistar a torcida é ganhando. Claro que vamos jogar com intensidade, garra, representar o Caxias da melhor torcida. Aí sim, com qualquer time que chegar aqui, vai ter a pressão, no adversário, na arbitragem, isso faz a diferença.