A temporada 2024/25 do NBB já tem data para começar. Após reunião do Conselho de Clubes da Liga Nacional de Basquete (LNB) foi definida que a 17ª edição do principal campeonato do país na modalidade vai ter sua largada no dia 12 de outubro.
Serão 18 equipes, uma a menos do que na última edição. O Caxias do Sul Basquete está confirmado e, ao lado do União Corinthians, de Santa Cruz do Sul, representará o Rio Grande do Sul na competição. Por outro lado, o Cerrado (DF) pediu licença e será a ausência.
Essa será a oitava temporada, sendo a quinta seguida, do Caxias no campeonato. A equipe tem em sua trajetória a conquista da Liga Ouro em 2015 e um quinto lugar no NBB em 2018, a melhor campanha na elite até hoje em sete temporadas. O time chegou em cinco oportunidades aos playoffs do NBB.
CAMPEONATO FORTALECIDO
A tabela completa e o regulamento do NBB serão divulgados no mês de agosto. EC Vitória (BA) e Fluminense (RJ), que haviam manifestado o interesse em jogar a competição, optaram por retirar a candidatura neste momento.
— A sensação é de que estamos no caminho certo e que esse caminho se demonstra a cada ano mais promissor. Vivemos um momento muito especial no basquete nacional. O Brasil de volta às Olimpíadas, nossa Liga de Desenvolvimento cada vez maior, nosso corpo executivo sempre elevando a régua da nossa organização ano após ano, e um NBB cada vez mais sólido — disse Carlos Renato Donzelli, vice-presidente da LNB.
A fase de classificação vai ser realizada em dois turnos, qualificando os 16 primeiros colocados para os playoffs. O formato do mata-mata é praticamente o mesmo da última edição do NBB CAIXA, com apenas uma mudança: a série de oitavas de final voltará a ser disputada em uma melhor de cinco jogos, o que já acontece nas quartas, semifinais e finais.
Outra mudança aprovada pelas equipes na reunião de segunda-feira (29) foi em relação ao formato da disputa das séries dos playoffs, que volta a ser como antes da pandemia: 1-2-1-1. Ou seja, o time de melhor campanha disputa o primeiro jogo como visitante, depois faz duas partidas como mandante e, se necessário, viaja para o quarto confronto e recebe o rival em seus domínios no derradeiro embate.
Já a Copa Super 8 vai ter sua sexta edição em janeiro de 2025. O torneio conta com os oito times mais bem classificados no primeiro turno do NBB e garantirá ao campeão uma vaga na competição internacional de clubes mais relevante com vaga destinadas ao NBB.