No reencontro com o torcedor jaconero após 38 dias, o Juventude lutou até o final e, mesmo sentindo o efeito da parada por conta da tragédia climática no Rio Grande do Sul, foi premiado. O time alviverde venceu o Atlético-GO por 1 a 0, com gol de Lucas Barbosa, ainda na primeira etapa, em jogo atrasado pela quinta rodada do Brasileirão.
O resultado leva a equipe alviverde aos nove pontos em seis jogos disputados, com 50% de aproveitamento, na 12ª colocação. O próximo desafio será na próxima terça-feira, dia 11, às 19h, contra o Vitória, novamente no Alfredo Jaconi.
Com o retorno de Caíque ao meio-campo titular, o Juventude começou a partida diante do Dragão buscando impor seu ritmo. Por outro lado, o time goiano avançava as linhas de marcação e dificultava a criação alviverde. A primeira finalização foi dos visitantes. Alejo Cruz, aos cinco minutos, teve liberdade na intermediária e chutou de pé esquerdo. A bola passou rente à trave.
Mesmo com mais posse de bola, o Ju errava demais no último passe. Aproveitando-se disso, o Atlético voltou a finalizar aos 15, com Guilherme Romão. O goleiro Gabriel espalmou. Na primeira chegada alviverde, Marcelinho recebeu em velocidade pelo lado esquerdo e tentou encontrar o ângulo do goleiro Ronaldo. A finalização passou perto da meta.
Mas essa foi a única jogada de maior perigo do Verdão até os 30 minutos. O Atlético, por sua vez, arriscava em finalizações de fora da área, mas sem obrigar Gabriel a fazer intervenções. Se as dificuldades eram grandes com a bola rolando, o gol alviverde saiu na bola parada. Aos 37 minutos, em cobrança de escanteio de Nenê, Ronaldo dividiu com Zé Marcos e a bola sobrou para Erick Farias desviar de cabeça para Lucas Barbosa escorar para o gol: 1 a 0.
Aos 44, mais uma grande chance para o Juventude. Após linda tabela de Jadson com Lucas Barbosa, o volante cruzou rasteiro e Erick Farias ganhou de Alix com um drible desconcertante e bateu desequilibrado, em cima do goleiro Ronaldo.
SEGUNDO TEMPO
Com Rodrigo Sam na vaga de Zé Marcos, que deixou o gramado lesionado, o Ju voltou à partida levando perigo pelos lados de campo. Aos quatro minutos, João Lucas cruzou forte para a área e quase surpreendeu Ronaldo, que precisou espalmar para o meio da área.
O Atlético voltou a levar perigo aos 10 minutos. Após um latereio para a área, Shaylon aproveitou o rebote e bateu firme para grande defesa de Gabriel. O Dragão voltou a assustar aos 13, quando Emiliano Rodríguez ganhou na velocidade de Rodrigo Sam e só não empatou porque João Lucas e Danilo Boza se atiraram em direção a bola e desviaram o chute dentro da área.
Vendo o melhor momento do adversário, o técnico Roger Machado mexeu no ataque. Sacou Marcelinho e Erick Farias para as entradas de Rildo e Gilberto. Em um jogo mais truncado e sem finalizações, o time alviverde começou a sentir os efeitos da parada e viu dois jogadores pedirem para deixar o gramado por problemas físicos. Caíque e Lucas Barbosa foram substituídos por Thiaguinho e Ewerthon, lateral-direito que fez sua estreia pelo Verdão.
Aos 30, em contra-ataque rápido, Ewerthon encontrou Rildo no meio-campo e o atacante serviu Nenê. O camisa 10 finalizou sobre o gol e desperdiçou grande oportunidade. A partir daí, o Atlético cresceu na partida e empurrou o Ju para a defesa. A melhor chance veio aos 41 minutos, quando Shaylon encontrou Max entrando em velocidade pelo lado direito. O atacante bateu firme e Gabriel fez grande defesa. No rebote,
Aos 43, o Ju teve outro chance. Foi a vez de Rildo ter grande chance no contra-ataque puxado por ele mesmo e que teve participação de Nenê e Alan Ruschel. O atacante bateu colocado, de fora da área, e a bola raspou o travessão.
Nos acréscimos, João Lucas foi expulso por reclamação e o drama aumentou. Após um dos tantos cruzamentos para a área, e um desvio parcial, Emiliano Rodríguez ficou livre na pequena área e finalizou para outra defesa milagrosa de Gabriel, desta vez com os pés.
Sabendo sofrer e lutando até o último final, o Juventude voltou ao Alfredo Jaconi com uma grande vitória e segue invicto sob seus domínios no Brasileirão.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão - 5ª rodada (jogo atrasado)
Estádio Alfredo Jaconi
Juventude x Atlético-GO
Juventude
Gabriel Vasconcellos; João Lucas, Zé Marcos (Rodrigo Sam, int.), Danilo Boza e Alan Ruschel; Caíque (Thiaguinho, 25/2º), Jadson e Nenê; Lucas Barbosa (Ewerthon, 29/2º), Marcelinho (Rildo, 17/2º) e Erick Farias (Gilberto, 17/2º). Técnico: Roger Machado
Atlético-GO
Ronaldo; Maguinho, Alix, Adriano Martins e Guilherme Romão; Lucas Kal (Max, int.), Rhaldney (Danielzinho, 28/2º) , Gabriel Baralhas (Pedro Henrique, 47/2º) e Shaylon; Alejo Cruz (Zuleta, 28/2º) e Vagner Love (Emiliano Rodríguez, int.). Técnico: Jair Ventura
Gols: Lucas Barbosa (J), aos 37min, no primeiro tempo.
Expulsão: João Lucas (J).
Amarelos: Jadson (J); Guilherme Romão, Alix, Maguinho (A).
Árbitro: Raphael Claus (FIFA-SP), auxiliado por Daniel Paulo Ziolli-SP e Daniel Luis Marques-SP. VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira-SC