Juventude, Grêmio e Inter se uniram e enviaram neste sábado (11) um ofício à CBF solicitando o adiamento de todas as partidas de até três rodadas do Campeonato Brasileiro. Por enquanto, apenas os jogos envolvendo o trio gaúcho foram adiados até 27 de maio em função da tragédia climática causada pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
O documento é assinado pelos presidentes Fábio Pizzamiglio (Juventude), Alberto Guerra (Grêmio) e Alessandro Barcellos (Inter). No texto, os clubes ressaltam que a situação atual impacta no equilíbrio técnico da competição.
Os centros de treinamento e estádios da dupla Gre-Nal foram diretamente atingidos pelos alagamentos. No momento, apenas o Juventude tem condições de trabalho em Caxias do Sul, já que sua estrutura não foi afetada. Porém, muitas estradas da região sofrem com deslizamentos de terra e bloqueios, o que impacta nos deslocamentos para as posteriores partidas. O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, também só deverá poder ser utilizado em junho.
- Os clubes pedem compreensão e zelo para a situação, que impossibilita a realização de atividades esportivas no Estado e afeta o equilíbrio esportivo das competições - diz trecho da nota.
Na sexta-feira, o ministro do Esporte, André Fufuca (PP/MA), pediu à CBF que o Campeonato Brasileiro fosse paralisado por duas semanas. A CBF enviou um ofício aos clubes participantes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro, além do Feminino, questionando a posição das entidades.