Falta pouco para a bola laranja voltar a subir no Ginásio do Sesi. Vai começar a temporada 2023/24 para o Caxias do Sul Basquete no NBB 16. Nesta terça-feira (24), às 20h, os comandados do técnico Rodrigo Barbosa encaram um clássico gaúcho diante do União Corinthians, em casa, para iniciar a competição.
Após 62 dias de pré-temporada, 11 jogos preparatórios e três torneios disputados, chegou a hora de começar mais um desafio na elite do basquete nacional. Para essa edição do NBB, o Caxias Basquete contratou cinco peças. O ala/pivô Rafa Oliveira, o ala Wesley Mogi, o pivô Wesley Sena, o armador argentino Alejandro Konsztadt e quem chega para liderar o time, o armador norte-americano Kenny Dawkins, de 36 anos.
— Eu vim para liderar o time e ser o melhor do que fomos no passado. A confiança que o Rodrigo Barbosa tem me passado é super importante. Eu sempre me adaptei muito bem em qualquer time ou situação. Então, quando chego no time, vou me achando para me encaixar admitiu Dawkins, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha Serra, que completou sobre sua personalidade:
— Sempre foi uma personalidade minha. Desde pequeno, sempre fui um cara que mostrava. Não sou de falar, sou de falar. Trabalhando, a gente chega longe. Eu não gosto de falar e sim demonstrar trabalho. Eu jogando aqui no Brasil há 13 anos, atraiu o Rodrigo para me contratar. Nenhum técnico vai contratar um jogador que não queira. Algo ele gostou de mim.
O armador norte-americano já disputou 12 vezes o NBB e ultrapassou a marca de 5 mil pontos feitos. Além disso, está no TOP 10 de assistências e arremessos de três pontos na competição. Kenny chegou ao Brasil em 2011, na época para atuar no LSB. Também já atuou pelo Paulistano, Vitória, Pinheiros, São Paulo, Cerrado e, por último, o Rio Claro. Agora, no Caxias Basquete, terá um desafio grande.
— Estou no Brasil há 13 temporadas. Cheguei em 2011. Sempre joguei contra o Caxias, mas todo mundo falava bem da cidade e da cultura. Eu estava ansioso para conhecer. Agora, que estou aqui, estou gostando muito. Acho que vamos chegar bem em forma e bem preparados para começar bem em casa. Queremos brigar lá em cima, entre as oito equipes do NBB — analisou o jogador.
MAIOR NBB DA HISTÓRIA
A 16ª edição do Novo Basquete Brasil (NBB) será a maior da história. 19 equipes disputam a temporada 2023/2024. Oito estados brasileiros estão representados e três clubes tradicionais estão de volta: Botafogo, Mogi Basquete e Vasco da Gama. Com 19 times, o NBB 16 supera o campeonato da temporada de 2012/2013 que contou com 18.
Essa será a sétima participação do Caxias Basquete na elite nacional. Em cinco oportunidades, chegou aos playoffs.
— Eu sempre falo para os jogadores que não basta fazer as coisas. Precisa ser consistente. Um time que não é consistente, não tem resultado. Um campeonato mais longo, obriga ser muito mais consistente. É um campeonato mais equilibrado, então o aspecto local torna-se mais importante. Então, o aspecto local será importante nesse campeonato mais longo. Além disso, a competição tem um formato diferente. Agora classificam 16 e não mais 12 e vai para um playoff direto. É importante classificar, mas eu não quero ser o 16º para não pegar o primeiro de cara — comentou o técnico Rodrigo Barbosa.