A quadra nunca esteve tão festiva. Antes da estreia no NBB 16, o elenco do Caxias Basquete teve uma apresentação oficial em grande estilo no NBA Park, em Gramado, na tarde deste sábado (21). No maior espaço temático de basquete do mundo, o time do técnico Rodrigo Barbosa sentiu de perto o calor dos fãs do esporte, numa tarde de interação com o público do parque.
Por volta das 14h30min, o time foi apresentando no telão e pisou na quadra do parque para delírio dos torcedores presentes. Logo após, os atletas participaram de uma ação envolvendo os visitantes que estiveram no local, com dinâmicas de quadra junto ao público, que também deu seus arremessos.
— Estou me sentindo o máximo. Era algo muito distante. Estava jogando até a temporada passada e isso era algo muito distante. Tive a oportunidade de vir também. E hoje poder ter a possibilidade de ter um parque assim no estado, numa região sem tradição no basquete, que a gente luta, eu jogando há 16 anos, tentando conseguir ter um espacinho e hoje você ter um espaço imenso é motivo de orgulho e muita paixão que vem sendo construída dentro do basquete — revelou Dida, ex-atleta do Caxias Basquete, hoje trabalhando nos bastidores do clube.
Uma das atrações que mais atraiu os olhares do time é o museu do basquete. Um espaço dedicado à memória, mostrando conteúdos históricos, jogadas inesquecíveis, além de uma linha do tempo com os principais fatos e acontecimentos da história da NBA.
— É a minha primeira experiência aqui. Tem algumas lojas no Rio de Janeiro que frequentei, mas nada que se aproxime daqui. A expectativa estava altíssima pra saber como era o parque e correspondeu. Bem bacana mesmo. Esse museu que estamos aqui agora é incrível. Mostra tudo que a liga já proporcionou pra gente — revelou o ala/pivô Diego, que completou:
— Tanto pelo passeio como pela interação que a gente tá podendo ter aqui com todo mundo. Tem atleta aqui que parece criança porque isso aqui é nosso sonho. Algo que muitos, provavelmente, almejaram um dia e você estar podendo ver aqui através de fotos e histórias, vídeos dessas pessoas é maravilhoso. Fiquei impressionado.
Elo importante
A primeira partida do Caxias Basquete no NBB 16 ocorre terça-feira (24), às 20h, contra o União Corinthians, no clássico gaúcho, no Ginásio do Sesi. O duelo, que terá a transmissão da Rádio Gaúcha Serra, será o primeiro degrau que o time do técnico Rodrigo Barbosa terá que dar na competição.
E antes de projetar a equipe para este confronto, nada melhor do que dar uma volta no templo do basquete no país para que o time relembre episódios de quem já fez história.
— A história do NBA Park tem muito a ver com o Caxias Basquete. O clube foi fundado pra representar a cidade, primeiro a nível estadual, e chegamos ao nível nacional. Ocorre o crescimento porque as pessoas que acabam assistindo um jogo de basquete se apaixonam e viram torcedores. No nosso ginásio, temos torcedores do Juventude, do Caxias, do Inter, do Grêmio, todos torcendo pela mesma equipe. Legal ver que o esporte e o basquete conseguem trazer essa relação pra comunidade que, de forma geral, sabemos que tem tantos problemas — avaliou Rodrigo, que ainda ressaltou:
— Mais ou menos 52 milhões de brasileiros são fãs de basquete e isso é legal porque estamos dentro desse processo, fazendo a nossa parte, obviamente que do tamanho que a gente tem, mas sonhando alto e querendo voar mais longe. Então, a visita aqui no NBA Park tem haver com isso. Aproximar uma marca que está em crescimento com outra extremamente consolidada como a NBA.
Mais de 15 atrações no parque
Os atletas do Caxias Basquete e os fãs do esporte puderam conferir mais de 15 atrações que o NBA Park oferece aos visitantes.
— É um orgulho pra todos os gaúchos estarmos inseridos numa marca tão importante em nível internacional, a terceira mais valiosa no mundo dos esportes. Gramado tem um dos primeiros parques da América Latina voltados para o esporte. A ideia do parque é trazer essa emoção do esporte, mas também do entretenimento. Temos mais de 15 atrações no parque, todas inclusas no ingresso. Um dos poucos parques com restaurante temático, com uma experiência gastronômica, com chef de cozinha a prato autorais —destacou Marcelo Leifheit, gerente geral do NBA Park, que concluiu:
— A gente percebe que a grande maioria das pessoas que vêm ao parque não são jogadores de basquete. Na forma como se comportam e arremessam uma bola, já da pra perceber. E ali está o sucesso de trazer as famílias , se aproximando do esporte, para que se desconectem um pouco do mundo digital, porque num parque desses, precisam das duas mãos para brincar. E numa experiência que dura duas ou três horas aqui dentro, saem felizes e satisfeitas nessa conexão familiar.
Para o CEO do NBA Park Gramado, Jonas Ortiz, o basquete tem baixa rejeição. Ou a pessoa é fã ou ela não conhece. Se ela tem a chance de conhecer vira fã por ser um esporte bem democrático e familiar.
— Todo mundo tem vontade de arremessar a bola laranja. E não só em Gramado e na região das Hortênsias que o público tem demonstrado interesse em conhecer o parque. Pessoas de todo estado passaram a curtir a nova atração. Temos muitos visitantes de Caxias, de Passo Fundo, do interior do Rio Grande do Sul, principalmente também da capital, com interesse em conhecer o NBA Park para passar o dia. Já tivemos o um contra um de uma avó contra o neto na quadra, e a vó quase levou vantagem (risos) . Então, é um parque que integra a família inteira — apontou Ortiz.
E a família do Caxias Basquete saiu de quadra mais feliz depois de viver grandes momentos junto ao público antes de concentrar forças para disputas acirradas que estão por começar.
— Dentro do cenário do basquete brasileiro, o Caxias é um dos mais importantes clubes. Uma honra ter recebido a delegação, dando o pontapé inicial na temporada e serão sempre nossos convidados a retornarem quando quiserem — finalizou Marcelo Leifheit.