O torcedor compareceu ao Estádio Centenário para abraçar o time que conquistou o acesso à Série C. E logo na entrada dos heróis grenás em campo, o sentimento de todos era de alívio. Aplaudidos de pé, os jogadores do Caxias passaram então a lutar por uma vaga à final da Quarta Divisão. O adversário era o invicto Ferroviário, do Ceará. Vitor Feijão abriu o placar no primeiro tempo, desencantando com a camisa grená. Mas Wesley deixou tudo igual no segundo.
Com o 1 a 1, a decisão de quem vai para a final da Série D vai ficar para o próximo domingo (10), no Ceará. Quem vencer garante a vaga. Novo empate leva a disputa aos pênaltis. Os volantes Marlon e Elyeser receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam o Caxias.
Leveza em campo
Sem a pressão de jogar pelo acesso, o time de Gerson Gusmão tomou a iniciativa e partiu para o ataque nos minutos iniciais. Mas quem teve a chance do primeiro gol foram os cearenses. O experiente centroavante Ciel, de 41 anos, recebeu na área e se antecipou ao zagueiro Ricardo; mas Fabian Volpi conseguiu dar um tapa na bola antes dela tocar na trave. No lance seguinte Wesley recebeu com liberdade na direita e bateu cruzado para grande intervenção do goleiro grená.
A resposta do Caxias foi letal. Marlon achou Peninha livre na área. O meia foi rápido para fazer o giro e colocar a bola na cabeça de Vitor Feijão. De cabeça o atacante finalmente desencantou com a camisa grená e fez seu primeiro gol: 1 a 0, aos 14 minutos.
Os cearenses não se intimidaram com o gol e Gabryel Martins quase marcou dois minutos depois. Volpi salvou no canto direito. O camisa 1 também estava atento para agarrar firme o cabeceio de Alisson no lance seguinte.
Aos 39 o estádio levantou para aplaudir Marlon. Da intermediária, o volante acertou um lido chute e a bola caprichosamente explodiu no travessão. Nos acréscimos, Ciel perdeu a chance de sair para o intervalo com o empate. O jogador do Ferroviário recebeu livre na pequena área, mas bateu por cima do gol. E nem deu tempo do Caxias lamentar, o time deu a resposta imediata com Galvan. Livre na pequena área o meia cabeceou a bola por cima do gol perdendo a oportunidade de ampliar o placar.
Baixou o ritmo
O Caxias voltou para o segundo tempo controlando o ímpeto dos cearenses. E num contra-ataque grená, Eder cortou mal e Vitor Feijão quase marcou o segundo dele aos sete minutos. Na sequência, Galvan arriscou da intermediária e a bola passou perto do travessão de Douglas Dias.
O Caxias passou a empilhar arremates a gol. Peninha também tentou o seu em chute de fora da área. Mas quem marcou foi o Ferroviário. Após grande defesa de Volpi, a bola explodiu no travessão e sobrou para Wesley deixar tudo igual: 1 a 1.
Com as modificações, Gusmão tentou dar um novo gás na equipe. No ataque entraram Soares, Marcelinho e Marcão. Aos 39, Eron cruzou na cabeça de Marcelinho, mas o atacante perdeu aquele que seria o gol da vitória grená. Nos acréscimos, Marcelo tentou fazer o seu de falta, mas Douglas espalmou.
Final no Centenário: 1 a 1.
Ficha Técnica
Caxias 1x1 Ferroviário
Estádio Centenário
Semifinal da Série D – jogo de ida
CAXIAS
Fabian Volpi; Marcelo, Dirceu, Ricardo Lima e Jonathan (Peu, 38/2º); Marlon, Elyeser (Pedro Cuiabá, 16/2º), Peninha (Soares, 16/2º) e Galvan (Marcelinho, 29/2º); Vitor Feijão (Marcão, 38/2º) e Eron. Técnico: Gerson Gusmão
FERROVIÁRIO-CE
Douglas Dias; Wesley, Alisson, Eder e Matheus Silva (Roni, 35/2º); Lincoln, Felipe Guedes, Maycon (Tarcísio, 23/1º) e Gabryel Martins (Abner, 35/2º); Kadu Barone (Bryan, 16/2º) e Ciel. Técnico: Paulinho Kobayashi
Gols: Vitor Feijão (C), aos 14 minutos, no primeiro tempo. Wesley (F), aos 15 minutos, no segundo tempo.
Cartões amarelos: Elyeser, Marlon (C) Felipe Guedes, Abner (F)
Arbitragem: Rafael Martins Diniz-DF, auxiliado por Lehi Sousa Silva-DF e Jose Reinaldo Nascimento Junior-DF. Quarto árbitro: Marcello Ruda Neves Ramos da Costa-DF. No VAR: Marcio Henrique de Gois-SP.
Público pagante: 5.135
Não pagante: 1.436
Total: 6.571 pessoas
Renda: R$ 40.815