O Juventude segue no G-4 e cada vez mais forte. Era um confronto direto, difícil e no qual a equipe alviverde precisava mostrar a sua força no Alfredo Jaconi. E os mais de 14 mil torcedores que compareceram ao estádio viram uma atuação segura e a vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma, na tarde deste sábado (30).
Em um confronto que teve frio, neblina e muita intensidade de lado a lado, Alan Ruschel marcou o gol da partida no começo da segunda etapa. Com o resultado, o Ju chegou aos 53 pontos, garantindo por mais uma rodada seu lugar no G-4. Na 31ª da competição, o time alviverde vai enfrentar o Tombense, no sábado (7), às 15h30min.
O Ju começou de forma avassaladora. Com menos de um minuto, David avançou em velocidade e tocou para Jadson na ponta direita. O volante bateu cruzado e Taliari empurrou para as redes. Porém, após um desvio no meia da área, a posição do atacante alviverde virou um impasse para a arbitragem. Após cinco minutos, o lance foi anulado pelo VAR.
O ritmo intenso se manteve e o Criciúma chegou aos oito minutos. Após cobrança de falta, a bola sobrou para o lateral Jonathan, que soltou uma bomba. A finalização tinha a direção do gol, mas teve o bloqueio da marcação no meio do caminho. Os catarinenses tentavam explorar o contra-ataque, mas a defesa alviverde se mantinha bem posicionada.
Aos 19, em boa triangulação pela direita, Jadson recebeu na intermediária e tentou a finalização, sem direção. Melhor na partida e com paciência para encontrar os melhores espaços no ataque, o Ju voltou a levar perigo aos 22. David cruzou e Walisson Maia tirou da cabeça de Vini Paulista. Aos 31, foi a vez do Tigre chegar com qualidade. Após cruzamento da esquerda, Marquinhos Gabriel cabeceou na rede pelo lado de fora.
Nos minutos seguintes, mesmo com a posse de bola, o Ju não conseguiu concluir com perigo e passou a ficar nervoso pelas insistentes faltas do Criciúma e da conivência da arbitragem com os momentos de cera. Mesmo com oito minutos de acréscimos, a equipe alviverde não conseguiu finalizar na meta de Gustavo.
Segundo tempo
Após o intervalo, sem mudanças nas duas equipes, o Juventude teve a primeira oportunidade aos quatro minutos. Reginaldo cobrou falta da intermediária e Jonathan cortou para o lado. David, no rebote, bateu sobre o gol. Aos seis, em jogada bem trabalhada, o Criciúma também arriscou, com Fellipe Mateus. O chute de fora da área parou nas mãos de Thiago Couto.
Era um jogo equilibrado e o Juventude encontrou o caminho das redes com paciência. Aos sete minutos, a equipe trabalhou a bola da direita para a esquerda e David cruzou para Alan Ruschel, como a fator surpresa, cabecear no canto direito de Gustavo: 1 a 0.
Logo após o gol, Nenê foi chamado e entrou na vaga de Tite. Com a vantagem e as mais de 10 mil vozes empurrando nas arquibancadas, o Ju quase chegou ao segundo aos 16. David recebeu de Alan e tentou o chute colocado no ângulo. A bola saiu ao lado da meta. Com Jean Irmer pendurado com cartão amarelo, Thiago Carpini mandou a campo Emerson Santos no seu lugar.
Em um confronto direto e com a desvantagem no placar, o Criciúma mexeu na equipe e partiu para o ataque. Após cobrança de escanteio, Rodrigo ganhou da marcação do Ju e testou para o chão, mas Thiago Couto se esticou todo e faz a defesa. Vendo o crescimento do rival, o técnico Thiago Carpini chamou Ruan, Rafael Furtado e Mandaca para trazer mais intensidade na marcação ao time.
Forte no sistema defensivo e com espaços para contra-atacar, o Ju não conseguiu ser efetivo para marcar mais um. Mas nem precisou. O 1 a 0 garantiu a terceira vitória seguida e a afirmação dentro do G-4.
FICHA TÉCNICA
Juventude 1x0 Criciúma
30ª rodada - Série B
Estádio Alfredo Jaconi
JUVENTUDE
Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer (Emerson Santos, 22/2º), Jadson e Vini Paulista (Mandaca, 38/2º); Tite (Nenê, 10/2º), Gabriel Taliari (Rafael Furtado, 38/2º) e David da Hora (Ruan, 38/2º). Técnico: Thiago Carpini
CRICIÚMA
Gustavo; Jonathan (Claudinho, 19/2º), Rodrigo, Walisson Maia e Helder; Arilson (João Caros, 33/2º), Marcelo Hermes (Barreto, 26/2º) e Fellipe Mateus; Marquinhos Gabriel (Neilton, 33/2º), Lohan (Tiago Marques, 19/2º) e Fabinho. Técnico: Cláudio Tencati
Gols: Alan Ruschel (J), aos 7min, no segundo tempo.
Amarelos: Lohan, Jonathan, Neilton, Claudio Tencatti, Rodrigo (C); David, Jean Irmer (J).
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento - MG, auxiliado por Fernanda Nândrea Gomes Antunes-MG (Fifa) e Celso Luiz da Silva-MG. Quarto árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro-RS. No VAR: Wagner Reway-PB (Fifa).
Público total: 14. 213. Renda: R$ 50.920,00