O ano de 2023 encerrou para o Caxias no último domingo, após o time perder para o Ferroviário-CE, na semifinal da Série D do Brasileiro. Antes da temporada começar, o clube traçou três objetivo: ser campeão do interior, garantir vaga na Copa do Brasil e conquistar o acesso à Série C. O Grená atingiu os dois últimos e superou o primeiro, pois foi vice-campeão gaúcho. A pressão do acesso ficou no passado e o clube já pensa no futuro.
A bola voltará a rolar no Estádio Centenário apenas no Gauchão de 2024. Porém, o retorno aos trabalhos do novo grupo de atletas e da comissão técnica será na segunda quinzena de novembro, com a pré-temporada. O técnico Gerson Gusmão tem contrato para o Estadual de 2024 e o clube já iniciou as tratativas para estender o vínculo até o fim da Série C. O Grená também garantiu a permanência de toda a comissão técnica e dos integrantes do departamento de futebol.
O elenco de jogadores passará por uma grande reformulação. Apenas nove jogadores do atual grupo possuem contrato para 2024. São eles: os goleiros Pedro Paulo, Fabian Volpi e Guilherme Nunes; os laterais Dudu Mandai e Peu; o volante Emerson Martins; o meia Peninha e os atacante Vitor Feijão e Vinicius Spaniol.
Da lista, apenas três terminaram como titular a Série D: Volpi, Peninha e Feijão. Já Peu e Emerson entraram no decorrer dos jogos decisivos do mata-mata. Conforme o presidente Mário Werlang, o próximo passo é a analise do elenco pelo departamento de futebol e comissão técnica para possíveis renovações.
— Tudo é feito em comum acordo, tem indicação da direção, da comissão técnica. É um trabalho em conjunto e tudo tem o crivo da comissão técnica — declarou o presidente.
Outros nomes também se destacaram na temporada, como o lateral Marcelo, que tem vínculo se encerrando. No sistema defensivo, nenhum zagueiro possui contrato após a Série D. No meio-campo, Marlon e Galvan também tiveram bons momentos. Já no ataque, a dependência de Eron ficou nítida e os extremas não foram protagonistas no acesso Grená.
POSSUEM CONTRATO PARA 2024
Goleiros: Fabian Volpi, Pedro Paulo e Guilherme Nunes (base)
Laterais: Dudu Mandai e Peu
Volante: Emerson Martins
Meia: Peninha
Atacantes: Vitor Feijão e Vinícius Spaniol