O empate em 1 a 1 na primeira partida da final do Gauchão 2023 deixou a disputa pela taça em aberto. Do lado grená, o técnico Thiago Carvalho comemorou o desempenho defensivo da equipe, que teve o volante Moacir expulso no começo da etapa final. O comandante do Caxias afirmou também que o time tem condições de voltar de Porto Alegre no sábado, dia 8, com o título e lamentou a expulsão de seu atleta.
— A gente fica triste porque, pra mim, é ridículo o que aconteceu, talvez seja inocência de minha parte, mas o lance do Moacir não era pra expulsão. Foi um erro bem grande e mudou todo o jogo. Prejudica muito a partida. Nosso time conseguiu sustentar na parte defensiva contra um Grêmio que toca muito a bola. Ficamos tristes pelo que aconteceu numa final, é complicado — lamentou o treinador grená.
Para se defender com um homem a menos, Thiago colocou Ricardo Lima, na formação com três zagueiros, formando uma linha defensiva com cinco atletas.
— A linha de cinco foi treinada o campeonato inteiro. Tivemos que usar agora e acredito que fizemos bem. Foi fundamental para a gente ficar com o empate. Com um a menos dificulta muito, alguns jogadores cansaram. Fico feliz pelo empate que deixa a gente bem vivo no campeonato — destacou Carvalho.
Quando vencia a partida com um belo gol de Marlon, o Caxias perdeu a chance de ampliar o marcador no primeiro tempo, nos pés de Peninha. O atleta recebeu bom passe de Eron e isolou a bola ao invadir a área.
— Se o Peninha faz o gol, com o 2 a 0 poderíamos fazer até mais. A cobrança nossa é que o jogo seja perfeito. Para nosso time ser campeão, precisamos ser muito efetivos quando a ocasião aparecer — enalteceu o técnico do Caxias.
O Tricolor chegou ao empate com Vina. O 1 a 1 não dá vantagem para ninguém no jogo da volta, em Porto Alegre. Quem vencer será campeão. Um novo empate leva a decisão para a cobrança de pênaltis.
— O favoritismo existe pelo Grêmio, por tudo que se fala de investimento, mas isso não entra em campo nunca. Nosso time tem qualidade, mostrou isso. Gosto de lembrar que a gente não perdeu fora ainda. Acho que nosso time tem todas as condições de vencer — finalizou o treinador.