O Caxias conheceu, na semana passada, o seu grupo da primeira fase e a tabela básica da Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe grená estreia diante do São Joseense-PR, fora de casa. A abertura do torneio está prevista para os dias 6 e 7 de maio.
O time da Serra está no Grupo A-8, que terá ainda outros três times gaúchos (Caxias, Brasil-Pel, Aimoré e Novo Hamburgo), os três catarinenses (Camboriú, Concórdia e Hercílio Luz), além do São Joseense-PR.
A Série D mantém a fórmula de disputa com 64 clubes divididos em oito grupos regionalizados. Eles jogarão em partidas de ida e volta. Ao todo, 14 rodadas serão jogadas para a definição dos classificados. Os quatro melhores colocados de cada chave avançam para a segunda fase. As quatro melhores equipes classificadas subirão para a Série C.
Como estão os adversários do Caxias
Brasil-Pel
Faltando uma rodada para encerrar a primeira fase do Campeonato Gaúcho, o Brasil-Pel não tem mais chances de rebaixamento e também está fora da briga por uma vaga na fase semifinal. O time da Zona Sul do Estado será adversário do Caxias na quarta rodada nos dias 27 ou 28 de maio e depois na 11ª rodada nos dias 1º ou 2 de junho.
No Gauchão, o Brasil-Pel tem 10 jogos, com 13 pontos. Foram três vitórias, quatro empates e três derrotas. Um aproveitamento de 43%. Na Copa do Brasil, está na segunda fase da competição. Depois de vencer o Cordino-MA, enfrenta a Ponte Preta nesta terça-feira (7). O time é treinado por Rogério Zimmermann que está na sua quinta passagem pelo clube.
Aimoré
O time de São Leopoldo está próximo do rebaixamento no Gauchão. O Aimoré vai enfrentar o São Luiz no estádio 19 de Outubro, em Ijuí. Para se livrar do rebaixamento, o Índio Capilé precisa vencer e torcer por um tropeço do Esportivo que encara o Inter no Beira-Rio. Em 10 jogos, uma vitória, um empate e oito derrotas, com um aproveitamento 13%.
O Aimoré demitiu o primeiro técnico no Campeonato Gaúcho. Após a derrota em casa para o São José, Edinho Rosa deixou o cargo e Pingo foi contratado.
Novo Hamburgo
O time do Vale dos Sinos eliminou qualquer chance de rebaixamento, após vencer o rival Aimoré. Agora, briga por uma vaga na Série D do próximo ano. Se vencer o último jogo contra o São José, garante a vaga. O Noia começou o Estadual com Gabardo Júnior, que foi demitido e Edinho Rosa contratado.
Em 10 partidas, o Novo Hamburgo soma duas vitórias, cinco empates e três derrotas. O aproveitamento é de 36%.
Hercílio Luz-SC
Líder do Campeonato Catarinense, o Hercílio Luz tem apenas uma derrota no estadual. O time treinado por Raul Cabral, 41 anos, perdeu para o Brusque no dia 22 de janeiro pelo placar de 2 a 1 fora de casa. O comandante está há três anos no clube.
No estadual, a equipe tem seis vitórias e três empates, um aproveitamento de 70%. Na última rodada da primeira fase, o Hercílio Luz irá encarar o Camboriú, outro adversário grená na Série D.
Camboriú-SC
Vice-campeão catarinense em 2022, o Camboriú vive uma situação totalmente oposta nesta temporada. O time corre risco de rebaixamento no catarinense e tem apenas 33% de aproveitamento. É o primeiro fora do Z-2 com apenas duas vitórias. A equipe acumula quatro empates e quatro derrotas. O elenco é comandado pelo treinador Junior Lopes, 49 anos, com passagens por Vasco e Cruzeiro, como auxiliar técnico.
A equipe também está na Copa do Brasil e eliminou o Manaus na primeira fase por 1 a 0. Agora, o adversário será o Bahia, dia 8, às 19h, em Santa Catarina.
Concórdia-SC
No meio da tabela do Campeonato Catarinense, na sexta posição, o Concórdia empatou sete jogos no estadual, sendo seis nas primeiras rodadas. Com 43% de aproveitamento, o time tem duas vitórias e uma única derrota, que foi para o Avaí, no dia 25 de fevereiro. O técnico é Itamar Schülle, 55 anos, com passagem pelo futebol gaúcho.
São Joseense-PR
A equipe terminou a primeira fase do Campeonato Paranaense na oitava posição com 36% de aproveitamento e ficou com a última vaga às quartas de final. Na fase seguinte, o time perdeu o jogo de ida para o Athletico por 5 a 2, em casa. Em 2023, já são seis derrotas, três empates e três vitórias até o presente momento. O técnico é Zé Roberto, 41 anos. O profissional está há dois anos no clube e na temporada passada comandou a equipe sub-20.