O Caxias chega para o clássico Ca-Ju em um momento muito mais tranquilo e favorável. O time do técnico Thiago Carvalho está na zona de classificação para a fase semifinal do Campeonato Gaúcho e tem somente uma derrota na competição. Além disso, a equipe grená tem uma invencibilidade de sete partidas no Estadual.
Por outro lado, o Juventude está em crise. Eliminado precocemente da Copa do Brasil, o técnico Celso Roth pediu demissão. A equipe alviverde será treinada pelo interino Adaílton. Além disso, o Ju tem apenas duas vitórias em oito partidas no Gauchão. Com todo esse cenário, o favoritismo é atribuído por muitos ao Caxias. O técnico Thiago Carvalho comentou sobre o tema na entrevista coletiva pré-jogo.
— Não, não. Pelas minhas experiências, sei que um clássico iguala tudo e o Juventude está três pontos atrás do Caxias só. Então não tem algo tão longe. É uma disputa por classificação e tudo isso faz um equilíbrio num clássico. Então, não acredito que hoje o Caxias seja melhor do que o Juventude. Acredito que a igualdade é grande. Temos algumas vantagens de jogar no nosso campo, com a nossa torcida e tudo isso tem que fazer a diferença para confirmamos a vitória — comentou o treinador.
Uma vitória do Caxias no clássico significa que a classificação para as semifinais estará encaminhada, assim como as vagas na Copa do Brasil e na Série D 2024. E ainda aumentará a crise no adversário, diminuindo as chances de avançar de fase e de disputar a Copa do Brasil do próximo ano.
Caxias e Juventude jogam nesta segunda-feira (27), às 20h, no Estádio Centenário, pela nona rodada do Campeonato Gaúcho. O time grená é quarto colocado com 13 pontos e o Ju aparece em quinto com 10.