Segue o jejum do Juventude em jogos fora de casa. E além dos nove meses sem vitórias longe no Alfredo Jaconi, a equipe de Celso Roth vê o G4 do Gauchão 2023 como sonho cada vez mais distante. Contra o São José, na noite desta segunda-feira (13), no Estádio Francisco Novelleto Neto, o time superou as dificuldades impostas pela grama sintética e abriu o placar no primeiro tempo, com Jean Irmer. Mas o volante foi expulso no primeiro minuto da etapa final, passando as rédeas do jogo para o Zequinha. O empate veio com Matheus Pivô, após falha do goleiro Thiago Couto. No final, o Verdão teve que se contentar com o 1 a 1.
O Juventude volta a campo, pela oitava rodada, na quinta-feira, dia 16, contra o Aimoré, no Estádio Alfredo Jaconi. O volante Jean Irmer, expulso, e o lateral-esquerdo Guilherme Guedes, que recebeu o terceiro cartão amarelo, desfalcam a equipe para este confronto. Com sete pontos, o Juventude é o 8º colocado do Gauchão, a quatro pontos do Caxias, que está em 4º lugar.
Bola viva, jogo feio
Os dois times sabiam que as condições do gramado sintético do Estádio Francisco Novelletto Neto não eram boas, mas as equipes também não contribuíram para melhorar o espetáculo. Tanto que o primeiro arremate a gol aconteceu aos 10 minutos. Vitinho lançou a bola do campo de defesa e achou David na ponta. O atacante avançou, mas finalizou à direita de Fábio. Com poucas alternativas de criação, o lançamento longo era o principal recurso ofensivo do Verdão. Aos 21, foi a vez de Jadson lançar para o ataque. David invadiu a área, pelo lado esquerdo, e chutou sobre a meta do Zequinha.
Os donos da casa ameaçaram timidamente só aos 34 minutos. Em cobrança de escanteio, o goleiro Thiago Couto foi testado pela primeira vez e apenas afastou a bola para fora da área. No lance seguinte, Mandaca aproveitou o corte mal feito da defesa do São José, mas bateu com desvio na marcação.
Aos 40, enfim a bola parada funcionou. Vitinho cobrou falta na área, Jadson cortou mal e Jean Irmer, como centroavante, deslocou de cabeça para o fundo do gol de Fávio: 1 a 0.
De herói a vilão
Logo no primeiro minuto, Jean Irmer fez uma falta desnecessária sobre Zé Andrade, no meio-campo, e como já tinha cartão amarelo, o autor do gol alviverde foi expulso de campo. Com um a mais, a resposta do São José veio na sequência, com o centroavante Thiago Santos acertando o travessão alviverde.
Enquanto o técnico Thiago Gomes tornou a equipe mais ofensiva com substituições, a resposta de Celso Roth foi devolver a formação com mais um homem de marcação no meio. Wesley Hudson entrou na vaga de Vitinho. O time sentiu a falta do armador, mas tratou de fechar os espaços e bloquear as investidas do São José.
Aos 22 minutos, Felipe Carvalho tentou fazer o corte com o calcanhar, mas errou, permitindo o arremate de Sillas. A bola passou sobre o travessão de Thiago Couto. Mesmo dominando as ações, o Juventude permitiu que Thayllon tivesse liberdade para chutar de muito longe, a bola quicou na frente de Thiago Couto, que espalmou pra frente. Matheus Pivô apenas pegou a sobra para deixar tudo igual: 1 a 1, aos 27 minutos.
A partir do gol de empate, o Juventude tratou de fechar os espaços e Roth deu gás novo ao ataque com a entrada de Daniel Cruz. Na primeira boa oportunidade dele, aos 40, Guilherme Guedes cobrou falta na entrada da área e Cruz desviou de cabeça à esquerda de Fábio.
A resposta do São José veio com Thiago Santos e obrigou o goleiro alviverde a se redimir e fazer boa defesa no canto direito. Não adaptado ao gramado sintético, Daniel Cruz foi sacado para a entrada de Walce. A substituição também serviu para que Roth fechasse ainda mais o time e segurasse o empate.
No lance seguinte, Biteco teve espaço para finalizar de fora da área. Thiago Couto se jogou no ângulo direito para fazer a defesa. A essa altura, o Juventude estava satisfeito com o resultado, tamanha era a pressão do Zequinha. O aspecto psicológico também pesava. Thiago Couto era um dos mais afetados. Até pela falha no gol, o camisa 1 saiu mal e deu um escanteio de presente ao adversário. O arqueiro tentou segurar a bola, que bateu no peito e se perdeu em linha na fundo, aos 47.
No final, mesmo com a forte pressão, o Juventude segurou o 1 a 1.
Ficha técnica
Gauchão 7ª rodada
São José 1x1 Juventude
Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre
SÃO JOSÉ
Fábio Rampi; Matheus Pivô, Tiago Pedra, Bruno Jesus e Jadson (Samuel, int.); Samuel (Guilherme Biteco, 35/2º); Karl (Netto, 10/2º) e Neko (Sillas, int.)); Zé Andrade (Thiaguinho, 21/2º), Thayllon e Thiago Santos. Técnico: Thiago Gomes
JUVENTUDE
Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Felipe Carvalho e Guilherme Guedes; Jean Irmer, Mandaca, Jadson (Emerson Santos, 44/2º) e Vitinho (Wesley Hudson, 5/2º); David (Daniel Cruz, 24/2º, Walce, 44/2º)) e Rodrigo Rodrigues. Técnico: Celso Roth
Gols: Jean Irmer, aos 40 minutos do primeiro tempo (J), Matheus Pivô (SJ), aos 27 do segundo tempo
Cartões amarelos: Neko, Karl, Samuel, Jadson, Thiaguinho (SJ) Guilherme Guedes, Rodrigo Rodrigues, Jean Irmer (J)
Cartão vermelho: Jean Irmer (J)
Arbitragem: Douglas Schwengber da Silva, auxiliado por Mauricio Coelho Silva Penna e Leirson Peng Martins.