O Caxias do Sul Basquete continua vivendo um grande momento no returno do NBB. E para valorizar ainda mais a boa fase, o time do técnico Rodrigo Barbosa tem pela frente nesta quinta-feira (16), às 19h30min, no Ginásio do Sesi, um dos principais rivais da competição: o Flamengo. Diante do adversário multicampeão, a equipe gaúcha tentará manter a ótima sequência no torneio.
Na terça-feira (14) à noite, em um confronto disputado até o segundo final, o Caxias derrotou o São José-SP por 79 a 76. Foi a quinta vitória em seis partidas da equipe no returno. Para se ter uma ideia, o time conquistou os mesmo cinco triunfos nos 17 duelos do primeiro turno.
— A gente sabia que seria um jogo pesado fisicamente, pela característica da equipe deles, de intensidade. Nos comportamos bem, controlamos o jogo e tivemos paciência na hora certa, no momento que ficou atrás, para voltar e fechar a partida. O mais importante era a vitória em casa. Estávamos brigando em uma faixa na tabela. Com esse início positivo, nos colocamos em um outro grupo. Mas, é pensar um jogo por vez — avaliou Barbosa.
Com a 10ª vitória em 22 confrontos, o Caxias permanece na 10ª colocação, mas colou no próprio São José, que tem um resultado positivo a mais. Além disso, deixou bem encaminhada a sua classificação aos playoffs. O destaque ficou por conta da força coletiva do time, que teve seis atletas marcando mais de 10 pontos. Deryk, com 14, foi o cestinha. O pivô Thiago Mathias, com 13 pontos e 10 rebotes, anotou mais um duplo-duplo.
— Esse vai ser sempre a nossa tônica. Precisamos de todo mundo jogando, buscando o seu melhor. Estamos, desde o início do returno, controlando a rotação dos atletas e isso tem surtido efeito, com os jogadores em melhores condições no final da partida — destacou o treinador.
CONFIANÇA EM ALTA
A retomada da confiança, após a sequência de sete derrotas seguidas no final do primeiro turno, realmente chama a atenção. Além disso, o período de treinamentos durante a Copa Super 8 sempre é citado como um fator importante para que o time recuperasse a força de conjunto. Para o ala/pivô Diego Conceição, foi fundamental o grupo entender que a equipe tinha condições de fazer mais.
— Todos os times passam por momentos ruins no campeonato. A gente acabou prologando esse período, foi péssimo. Mas, soubemos passar por isso, agora vivemos um bom momento, de confiança. Temos que aproveitar isso — avaliou o jogador, projetando o duelo diante do poderoso Flamengo:
— No jogo lá no Rio (derrota por 80 a 69), jogamos muito bem por 37 minutos. Em três minutos do segundo período, eles abriram vantagem e não tivemos perna para recuperar no final. Vamos jogar, é um adversário difícil, mas se eles vierem mais ou menos, temos totais condições de ganhar o jogo.
Será mais um grande teste para o Caxias Basquete. E também outro duelo para o torcedor do Gambasquete ser protagonista do lado de fora da quadra. A grande presença de público dos últimos jogos deve se repetir hoje à noite no Sesi. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site bit.ly/CXSBxFLAMENGO. A partida também terá transmissão pelo Sportv 3