A mesatenista Caxiense Sabrina Cagnin Moschen embarcou nesta quinta-feira (1º) para Aracaju, capital do Sergipe, onde representará o Rio Grande do Sul, nos Jogos da Juventude, na modalidade de Tênis de Mesa. Ela estuda na Escola Estadual Técnica Caxias do Sul (EETCS) e representará o Estado juntamente com a atleta Victória Gehm Strasburgher, de Ivoti. No masculino, o grupo terá os atletas Bruno Rottmann Bandeira e Henrique Avila Loge, de Porto Alegre.
Os mesatenistas estarão acompanhados da técnica de Bento Gonçalves, a professora Kallyna Cirino Fernandes. Além dela, fazem parte da delegação o treinador das Seleções Brasileiras Infantil e Juvenil Masculina/Feminina, Jorge Luiz Fanck Júnior, que também é técnico da Sogipa. Os jogos de Tênis de Mesa começam neste sábado (3) e termina na segunda-feira (5). Os jogos da Juventude iniciam iniciaram nesta sexta-feira e se estendem até 17 de setembro
O evento é organizado pela Área de Esporte e Juventude do Comitê Olímpico do Brasil (COB), que oferece suporte para as modalidades olímpicas através de ações em prol da formação de atletas jovens e profissionais do esporte.
Desde 2000 os Jogos reúnem anualmente mais de 4,5 mil atletas com até 17 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Mais de 2 milhões de estudantes das 27 unidades federativas (26 estados e o Distrito Federal) participam das etapas classificatórias.
Grandes nomes do esporte brasileiro passaram pelos Jogos da Juventude, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô; os mesatenistas Hugo Calderano e Bruna Takahashi; Darlan Romani, Paulo André e Rosângela Santos, todos do atletismo; os armadores Raulzinho e Tainá Paixão, do basquete; a nadadora Etiene Medeiros; a ciclista Paôla Reis; e Haniel Langaro e Tamires Morena, do handebol.