A saga do Caxias na tentativa de deixar a Série D do Campeonato Brasileiro irá para o seu oitavo ano em 2023. Desde que caiu para a Quarta Divisão, em 2015, o time grená só não disputou a competição em 2017. Nas outras oportunidades, foram duas eliminações na segunda fase (2016 e 2020) e em quatro vezes o Grená parou nas quartas de final, parando sempre no jogo do acesso.
Enquanto bate na porta seguidamente sem conseguir sucesso, o Caxias observa equipes com cerca de uma década de existência ou que estavam afastadas do futebol profissional conseguirem o acesso para a Série C. Times que enquanto o Caxias patinava na Quarta Divisão nacional, ainda saíam das séries inferiores dos estaduais, mas já superaram o clube do Estádio Centenário nos famosos 60 principais times do futebol brasileiro.
Na atual temporada, o Caxias foi superado pelo tradicionalíssimo América-RN. Depois da equipe potiguar, o mais antigo entre as equipes que ascenderam é o Pouso Alegre-MG. Fundado em 1913, o time mineiro sempre rodou entre as duas primeiras divisões do estadual. No entanto, parou suas atividades no futebol profissional em 2009.
O retorno oficial ocorreu em 2018, no mesmo ano em que o Caxias perdia para o Treze-PB no jogo do acesso na Série D. Quatro anos depois, o Pousão conquistou o lugar na Série C ao passar pelo ASA-AL, com duas vitórias.
Com 17 anos de existência, o São Bernardo é outro que ascendeu rapidamente da Segunda Divisão estadual para a Terceira nacional. Em 2021, enquanto o Caxias deixava o sonho do acesso para o ABC, o Tigre encerrou uma sequência de quatro anos na Série A-2 do Paulistão e, de lambuja, conquistou o título da Copa Paulista, garantindo o lugar na Série D deste ano. Após uma campanha praticamente sem sustos, o Bernô confirmou o acesso com duas vitórias sobre o Tocantinópolis.
Mais surpreendente que Pouso Alegre e São Bernardo, no entanto, foi o Amazonas-AM. O time manauara tem apenas três anos de existência. Fundado em 23 de maio de 2019 - no mesmo ano em que o Caxias foi eliminado no jogo do acesso para o rival Manaus -, a Onça-Pintada conquistou logo na primeira temporada o acesso para a elite estadual. No ano passado, o terceiro lugar no Amazonense garantiu a vaga na Série D de 2022.
O treinador do time para a Série D foi Rafael Lacerda, que comandou o Caxias da Copa FGF de 2019 até o final do Campeonato Gaúcho de 2021. O Amazonas tem a melhor campanha da competição, com apenas uma derrota, e garantiu o acesso com um empate e uma vitória sobre a Portuguesa-RJ.
Passaram pelo Caxias e seguem acima
Além dos três times que subiram nesse ano, outras equipes com história recente e que frequentaram a Série D deram o passo à frente e continuam em melhor posição. O Manaus, que subiu em 2019 com uma vitória por 3 a 0 sobre o Grená, na Arena da Amazônia, tem apenas nove anos de existência e já vai para o terceiro ano na Série C.
Também na Terceira Divisão, o Floresta-CE, fundado em 1954, deixou o amadorismo apenas em 2015, no mesmo ano em que o Caxias disputou pela última vez a Série C. O clube chegou na elite estadual em 2017, mas caiu em 2020, quando chegou a ser treinado por Luan Carlos — que começou a Série D comandando o Caxias. Na mesma temporada, fez boa campanha na Quarta Divisão e garantiu o acesso à C, onde está garantido em 2023.
Mais exitoso que Manaus e Floresta, o Grêmio Novorizontino pouco ficou na Série C e já está na Série B. A equipe é baseada no Grêmio Esportivo Novorizontino, sucesso no início da década de 1990 e que decretou falência em 1999. O novo clube foi fundado em 2010 e jogou o Paulistão pela primeira vez em 2016, mesmo ano em que o Caxias subiu na Divisão de Acesso gaúcha, mas parou na segunda fase da Série D do Brasileirão para o Inter de Lages-SC.
O time paulista foi rival grená em 2020, ainda na fase de grupos, vencendo por 1 a 0 no Centenário e empatando por 1 a 1 no interior paulista. Naquele ano, passou pelo Fast-AM para conseguir o acesso. Na temporada passada, após ser o líder geral na fase de grupos da Série C, ficou com umas das quatro vagas na Segunda Divisão de 2022.
Em 2023, o Caxias já tem vaga garantida para mais uma vez tentar buscar o acesso para a Terceira Divisão. Com uma história que completará 88 anos, o clube grená tentará derrubar equipes tradicionais e não deixar que mais novatos o ultrapassem para, finalmente, sair da sacrificante Série D do Brasileirão