Quem acompanhou os 90 minutos da partida entre Caxias e Real Noroeste-ES, na tarde deste sábado (13), dificilmente imaginou que a classificação grená para as quartas de final da Série D só viria nos pênaltis. Com o Estádio Centenário recebendo um grande público, a equipe grená criou, pressionou e empilhou chances, mas parou na excelente atuação de Weide, goleiro do time capixaba, que evitou incontáveis oportunidades criadas pelo time da casa. Nos acréscimos da segunda etapa, o time de Thiago Carvalho ainda teve um gol anulado de forma polêmica.
Depois do 1 a 1 no Espírito Santo, o 0 a 0 nos 90 minutos do tempo normal levou a partida para os pênaltis. E foi aí que novamente o goleiro André Lucas apareceu, defendendo uma cobrança do Real Noroeste e vendo outras duas batidas dos rivais indo para fora. Thiago Sales, Marcelo e Giovane Gomez converteram para o Caxias.
Agora, são 180 minutos para que a equipe grená finalmente consiga sair da difícil e sempre complicada Série D do Campeonato Brasileiro. O adversário sai neste domingo (14), e o primeiro duelo será no Estádio Centenário, com a volta tendo o Caxias como visitante.
Com a pressão da torcida a seu favor, o Caxias começou tentando desequilibrar a marcação do Real Noroeste nos primeiros minutos de jogo. E assim, aos cinco, Batista sofreu falta perto da risca da grande área. Na cobrança, Bustamante tentou surpreender ao bater com força, buscando o canto direito de Weide, mas a bola foi pela linha de fundo.
Aos sete, Diogo Sodré recebeu com liberdade na intermediária ofensiva e arriscou e o goleiro do time capixaba se esticou para fazer a defesa. Na sobra, Bustamante invadiu a área e cruzou, mas Gabriel Silva interceptou antes da chegada aos atacantes grenás.
O time visitante tentou sua primeira chegada aos 13. Após cobrança de falta, a bola desviou na marcação grená e sobrou para Vinícius Leandro, que tocou fraco de cabeça para tranquila defesa de André Lucas.
Pressionando a saída de bola do Real Noroeste, o Caxias buscou a jogada rápida aos 21. Bustamante tabelou com Sodré e Batista até a bola chegar a Matheuzinho. O meia-atacante tentou puxar para a esquerda para a finalização, mas a bola foi pela linha de fundo.
Ao adiantar a marcação, o Real Noroeste conseguiu controlar as tentativas grenás. Aos 35, Igor Santos foi quem arriscou contra a meta de André Lucas em cobrança de falta, mas a bola passou por cima do travessão.
Na resposta, aos 39, Matheuzinho sofreu falta na entrada da área. A cobrança foi de Marcelo, autor do gol grená no jogo de ida. Desta vez, porém, o chute foi sem direção, pela linha de fundo.
As grandes chances do primeiro tempo vieram a partir dos 43. Bustamante tocou para Batista aberto pela direita. O centroavante cruzou e Diogo Sodré, livre, cabeceou para fora. Aos 45, Marcelo avançou pela direita e fez o cruzamento rasteiro para área e Batista antecipou a marcação, finalizou no pé da trave.
Aos 47, a jogada pela esquerda teve o desvio de Sodré no meio do caminho e Batista, cara a cara com Weide, finalizou para incrível defesa do goleiro do Real Noroeste, segurando um quase inexplicável 0 a 0 ao final do primeiro tempo.
ROTEIRO MANTIDO
O segundo tempo começou com o Caxias novamente em cima do Real. Aos sete minutos, Marcelo fez cobrança curta, tabelou com Matheuzinho e recebeu na entrada da área. Weide fez incrível defesa, dando rebote para a frente. A sobra ficou com Batista, que chutou e parou novamente no goleiro adversário, que desta vez mandou pela linha de fundo com os pés.
O Real Noroeste tentou uma chegada aos 12. Após bola roubada de Bustamante, Igor Santos recebeu na intermediária ofensiva e arriscou, mas à direita do gol de André Lucas.
Sem conseguir vazar o sistema defensivo dos capixabas, Thiago Carvalho colocou Maicon Assis no lugar de Diogo Sodré, aos 24. E foi o recém entrado que quase abriu o placar aos 27. Bustamante tocou para Assis, que finalizou e por pouco Weide não deixou a bola escapar.
Atrás do triunfo no tempo normal, Carvalho trocou Batista e Matheuzinho pelos descansados Giovane Gomez e Diego Mathias, aos 32. Na jogada a seguir das mudanças, Mathias deixou Tetê em boas condições de finalizar. O volante arriscou e novamente Weide fez a defesa.
Aos 37, 0 Real Noroeste ficou com um a menos. Erik deu uma entrada dura em Maicon Assis e recebeu o cartão vermelho. O meia grená tentou permanecer, mas, lesionado, não teve condições de continuar em jogo.
A partir daí, o time capixaba se fechou na defesa esperando os pênaltis enquanto o Caxias tentava desesperadamente criar uma chance de faz o gol da vitória. E aos 46, Bustamante arriscou e Norton cortou com a mão no semicírculo da grande área. Na cobrança da falta, aos 48, Bustamante chutou com força, mas a bola foi à direita da meta de Weide.
Na pressão e no desespero, veio a explosão aos 49. Após bate e rebate na área, a bola sobrou para Thiago Sales, que da entrada da área tocou para o fundo da rede. A festa da torcida, dos jogadores grenás, a conversa entre o árbitro Jeferson Moraes e o auxiliar Adriano Mendes, o gol do Caxias foi anulado pela marcação de impedimento de Renan Oliveira, que ficou caído após choque com o goleiro rival e se colocou na condição irregular.
Com muita reclamação do Caxias, a decisão foi para os tiros alternados da marca do pênalti mais uma vez, como na segunda fase da competição.
CLASSIFICAÇÃO E FESTA
O zagueiro e capitão grená Thiago Sales foi para a primeira cobrança e, com categoria, tirou Weide, batendo à esquerda do goleiro, que voou para a direita. Na primeira batida do Real Noroeste, Igor Santos isolou o chute e mandou para longe do gol.
Na segunda cobrança grená, Marcelo mandou uma bomba e, mesmo com Weide acertando o canto, foi buscar a bola no fundo da rede. Dionas Bruno, na segunda dos visitantes, parou nas mãos de André Lucas, que buscou no canto direito para fazer a defesa.
A terceira série de cobranças começou com Giovane Gomez deslocando Weide e fazendo o terceiro grená. Quando Matheus Norton correu para a cobrança, o Centenário virou em vaias. Quando o volante chutou por cima do gol grená, o Estádio Francisco Stedile explodiu em alegria com a classificação para as quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D. O time grená está há dois jogos que conquistar o acesso. Agora, a espera é pelo adversário, que só será conhecido ao final das oitavas, no domingo (14).
Ficha técnica
CAXIAS 0 (3)x(0) 0 REAL NOROESTE
CAXIAS
André Lucas; Marcelo, Wesley, Thiago Sales e Rennan Siqueira; Amaral (Deivid, 42/2°), Tetê; Bustamante, Diogo Sodré (Maicon Assis, 24/2°, depois Renan Oliveira, 42/2°) e Matheuzinho (Diego Mathias, 31/2°); Batista (Giovane Gomez, 31/2°). Técnico: Thiago Carvalho
REAL NOROESTE
Weide; Gabriel Santos, Erick, Vinicius Leandro e Léo Carioca; Matheus Norton, Igor Santos, Ícaro (Kiko Rodrigues, 7/2°, depois Giba, 40/2°), Warlei (Jonathan, 40/2°) e Marcudinho (Bidick, 26/2°) Toni Galego (Dionas Bruno, 26/2°). Técnico: Duzinho
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes, auxiliado por Tiago Gomes da Silva e Adriano Eterno de Jesus Mendes (Trio de Goiás).
Cartões amarelos: Bustamante, Amaral (C), Léo Carioca, Ícaro, Vinicius Leandro, Bidick, Igor Santos (R)
Expulsão: Erik (R).
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul.