O Juventude confirmou nesta terça-feira (5), através de ofício enviado para a CBF, sua participação na primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino A3. As Esmeraldas, comandadas pelo técnico Luciano Brandalise, mandarão seus partidas no estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha.
A competição é a grande novidade no calendário da CBF para o futebol feminino em 2022. O torneio, que terá 32 times participantes, está previsto para iniciar em 21 de maio. Na primeira fase, as equipes formarão 16 confrontos de mata-mata, com jogos de ida e volta. Contudo, existe a possibilidade de haver apenas uma partida, caso um dos clubes vença por três gols de diferença ou mais.
Depois, os 16 classificados avançam para as oitavas de final, onde a competição seguirá com o mesmo formato até a final. Os times que chegarem à semifinal garantem vaga para o Brasileirão A2 do ano seguinte
Luciano Brandalise será o responsável por comandar as Esmeraldas na temporada. O treinador ainda contará com o preparador físico Cristian Giacomoni. Para qualificar o elenco, a comissão técnica e o staff alviverde, coordenado por Renata Armiliato, está realizando captações por todo o Estado.
A CBF deve divulgar a tabela do Brasileiro Feminino A3 nos próximos dias. Ainda, as Esmeraldas irão disputar o Brasileirão Sub-20 e o Campeonato Gaúcho em 2022.