O meia-atacante Mauro Zárate foi apresentado oficialmente pelo Juventude para a temporada de 2022. Anunciado logo após a queda do técnico Jair Ventura, o jogador já teve o seu nome publicado no Boletim Informativo Diário da CBF (BID) e pode estrear contra o São José, pela sétima rodada do Campeonato Gaúcho.
O atleta concedeu entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (16) no Estádio Alfredo Jaconi. Na sala de imprensa Dante Andreis, o jogador comentou o que foi decisivo para acertar com o Juventude e disse estar bem fisicamente para fazer a sua estreia pelo verdão nesta quinta-feira (17).
— Gostei muito da ideia apresentada pelo clube e isso foi um dos principais fatores que me fizeram aceitar a proposta. Aqui é uma cidade muito linda, muita tranquila e o Juventude é um clube que está evoluindo, tem muitas ideias para o futuro. Minha condição física é boa, estou pronto para entrar em campo. Seguramente pode ser amanhã ou quando o treinador necessitar — comentou o meia-atacante.
O grande objetivo do Juventude na temporada é o Campeonato Brasileiro. O atleta chega motivado para tentar classificar o clube em alguma competição internacional, assim como fez com o América Mineiro, onde foi peça importante na conquista da vaga na pré-Libertadores.
— Queremos fazer um grande Brasileirão, terminar bem a competição, e quem sabe conquistar uma vaga em algum torneio internacional. O Campeonato Brasileiro é muito disputado e qualquer equipe que fizer um bom trabalho pode conquistar uma boa classificação —desejou Mauro Zárate, novo reforço do Juventude.
O jogador chega em meio à pressão pela primeira vitória no Campeonato Gaúcho. Com toda a bagagem que carrega em clubes importantes, o atleta deixou um recado ao torcedor, já que o time passa por um momento difícil no Estadual.
— Que apostem na equipe, pois está melhorando muito e está com a mentalidade correta para reverter esse momento difícil que o time está passando — pediu o argentino, que assistiu a partida contra o Grêmio na Arena.
TRAJETÓRIA DE PESO
O argentino, de 34 anos, assina com o Ju até o final do ano. No currículo, Zárate tem passagem por clubes de tradição no cenário Sul-Americano. Ele começou a sua trajetória no futebol nas categorias de base do Vélez (ARG), onde estreou como profissional em 2003 e permaneceu até 2007, sendo campeão Argentino, em 2005.
No ano de 2007, pela Seleção Argentina sub-20, Zárate conquistou o Mundial. No mesmo ano, teve a primeira oportunidade em solo Europeu, quando foi contratado pelo Birmingham, da Inglaterra. Na Europa, defendeu a Lazio (ITA), onde foi campeão da Copa Itália e da Supercopa da Itália. Ele permaneceu no time italiano entre 2008 a 2011. Depois se transferiu para a Inter de Milão. Sobre essa experiência, o jogador contou querer contribuir com o time.
— Essa é a ideia. O clube também me trouxe por isso, para poder ajudar com a minha experiência com meu futebol para a equipe ter um grande ano — declarou o atleta.
Na carreira, ele ainda tem dois títulos do Campeonato Argentino e virou ídolo do Boca Júniors, onde ficou ficou quatro anos, de 2017 até 2021. Na temporada passada, Mauro Zárate defendeu as cores do América Mineiro e foi peça importante da equipe que garantiu uma vaga na pré-libertadores.