O Juventude repete o começo do Gauchão da temporada passada. O time perdeu a sua segunda partida seguida em 2022 no Campeonato Gaúcho. Contra o São Luiz, em Ijuí, o Papo acabou derrotado pelo placar de 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Ariel, na etapa final. O Ju errou demais e não conseguiu balançar as redes, apesar de ter criado situações de gols.
O técnico Jair Ventura manteve a equipe da estreia para esta segunda rodada do estadual. A novidade ficou no banco de reservas. Reforço anunciado na semana, o meio-campista Gabriel Tota foi relacionado para o jogo, mas não entrou.
PRESSÃO E BOLA NA TRAVE
Jogando em casa, São Luiz tentou surpreender o Juventude no começo da partida. Nos instantes iniciais, o rubro deu um calor no papo com jogadas de bola aérea. O Ju conseguiu equilibrar antes dos 10 minutos com Rodrigo Soares e Guilherme Parede, em jogadas pelo lado direito. A primeira resposta mais forte veio aos 10. Jadson teve a primeira grande oportunidade. De fora da grande área, o volante acertou a trave direita do goleiro Renan Rocha.
A defesa do Juventude passou por um susto aos 18 minutos. Ariel apareceu na meia-lua e na hora do chute, a marcação encostou atrapalhando a conclusão. O atacante pegou mal na bola, que se perdeu pela linha de fundo. Aos 28, Rodrigo Soares encontrou William Matheus dentro da área. O capitão do Juventude tentou um peixinho e a conclusão passou perto do gol.
Aos poucos, o Juventude tomou conta do jogo. Capixaba quase balançou a rede aos 33. Ele recebeu do centroavante Ricardo Bueno e arrematou cruzado, mas a bola passou para fora. Dois minutos depois, Forster chegou livre pela esquerda e de cabeça concluiu, mas o goleiro do São Luiz estava atento. Somente depois dos 40 minutos o time de Ijuí voltou a levar perigo ao Ju. Ariel arriscou um chute forte, de longe, e a bola passou perto do travessão de William. Os primeiros 45 minutos terminaram em 0 a 0.
RETORNO DO VESTIÁRIO
O técnico Jair Ventura voltou para o segundo tempo com uma troca. Guilherme Parede, de pouca movimentação, não retornou entre os titulares. O meia Rodrigo Bassani entrou no seu lugar. O Papo começou a última etapa com pressão. Logo aos 3 minutos, Ricardo Bueno soltou a bomba de dentro da área e o goleiro Renan buscou no pé da trave. Três minutos depois, Chico tentou surpreender o goleiro em cobrança direta, mas Renan espalmou.
Quando era melhor na partida, o Juventude sofreu o gol. Após um chute forte de longe, o goleiro William espalmou para o alto, a bola bateu no travessão e Ariel completou, assinalando o 1 a 0 para os donos da casa. Detalhe: a posição do atacante do São Luiz era impedimento, mas o auxiliar nada marcou.
Tentando mudar o cenário da partida, Ventura promoveu duas trocas. Saíram Darlan e Chico para as entradas de Ricardinho e Hélio Borges. Na sequência, aos 16, o jogo se tornou perigoso para o Juventude. Em dois ataques quase que o São Luiz ampliou. Depois de escanteio, zagueiro João Marcus cabeceou na trave do goleiro William.
O Juventude seguia em busca do empate, mas não encontrava espaços na defesa do time de Ijuí. Quando encontrou um espaço, o Papo não aproveitou. Rodrigo Bassani surgiu livre na pequena área e, de perna esquerda, chutou de primeira rente à trave. Contudo, nada igualar o marcador. Aos 40, nova oportunidade em cruzamento de Capixaba. Bassani desviou fraco no meio do gol. Nos acréscimos, o Ju ainda seguiu em cima, enquanto o Rubro era só defesa. Entretanto, em uma escapada na reta final, William salvou em uma pancada de Mizael da intermediária. A partida terminou com derrota do Juventude por 1 a 0.
O próximo compromisso do papo é no Estádio Alfredo Jaconi. Na quinta-feira (3), a equipe entra em campo contra o Novo Hamburgo, às 21h30, pela terceira rodada do Gauchão.
FICHA TÉCNICA
São Luiz x Juventude
Campeonato Gaúcho 2022 - 2ª Rodada
Local: Estádio 19 de Outubro
Data: 30/01/2022
São Luiz
Renan Rocha; Lucas Carvalho (Mizael 2°/2T), João, William, Márcio; Régis (Jeferson Prill 30/2°), Jean Dias,Paulinho Santos, João Vieira (Germano 37/2°); Ariel (Paulinho Simionato 30/2º), Juba. Técnico: Paulo Henrique Marques
Juventude
William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster (Moraes 30/2°) , William Matheus; Jadson (Vitor Gabriel 30/2°), Darlan (Ricardinho 15/2º), Chico (Hélio Borges/2°); Parede(Rodrigo Bassani 00/2°), Capixaba, Ricardo Bueno. Técnico: Jair Ventura
Gols: Ariel (São Luiz 7/2°)
Amarelos: Forster (J),William Matheus (J), Paulinho Santos (SL),Juba (SL), Ariel (SL), Rodrigo Bassani (J)
Arbitragem
Érico Andrade de Carvalho, auxiliado por Mateus Olivério Rocha e Fabricio Lima Baseggio.