Em quatro temporadas, o Caxias chega pela terceira vez ao mata-mata decisivo pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. Nas oportunidades anteriores, o time grená parou no Treze-PB e no Manaus. O zagueiro Thiago Sales está no clube desde 2018 e viveu todos esses momentos. Somente no ano passado, o defensor e o time grená não chegaram a essa condição de disputar uma vaga na Terceira Divisão Nacional.
O experiente zagueiro de 34 anos quer mudar as histórias frustradas do passado para construir as vitórias do presente.
— É um momento muito importante para o clube. Com todo o respeito às equipes de Série C, B e A, o Caxias merece voos maiores pela estrutura, pela torcida, pelo clube. Fiquei muito frustrado em 2018, 2019 e 2020, quando não conseguimos o acesso, mas Deus é bom e está dando mais uma oportunidade. Estou aí mais uma vez em busca do acesso com todos. Espero que dessa vez a gente consiga mudar a história — comentou o zagueiro.
Em 2018, o Caxias fez uma das melhores campanhas da primeira fase. Terminou como líder do grupo e invicto. Na segunda fase, passou pelo Maringá. Nas oitavas, foi a vez do Uberlândia. O time grená chegou com a invencibilidade para enfrentar o Treze-PB e perdeu os dois jogos. 1 a 0 fora e 3 a 1 em casa.
Em 2019, a competição tinha menos jogos na primeira fase. O Caxias classificou em segundo lugar no grupo com 11 pontos, dois a menos que o Cianorte. Na segunda fase, passou pelo Avenida, após dois 0 a 0. O time venceu nos pênaltis em Santa Cruz do Sul. Nas oitavas de final, encarou o Cianorte e empatou em 0 a 0 em casa e venceu fora por 2 a 1. No mata-mata decisivo, ganhou do Manaus por 1 a 0 em Caxias do Sul, mas perdeu por 3 a 0 no Amazonas. Agora, a situação pode ser diferente e só depende do Caxias.
— Foram momentos diferentes. Em 2018 tínhamos um grande grupo, assim como em 2019. Infelizmente, na hora do jogo do acesso não conseguimos. O Treze e o Manaus foram superiores. Todos os grupos tinham condições de subir. Mais uma vez, estamos nessa situação. Temos um grupo experiente e que está crescendo no momento decisivo da competição. Estamos muito focados no que devemos fazer — afirmou Sales.
Na atual temporada, o Caxias passou por altos e baixos. Teve muitas dificuldades para classificar na primeira fase, algo que não viveu em 2018 e 2019. No entanto, com a chegada da fase eliminatória, o time evoluiu. Contando somente a fase de mata-mata, o Caxias soma nove pontos em 12, tem a segunda melhor campanha nessa etapa da competição. Evolução nítida nos números e no desempenho.
— A gente sabia que tinha que render mais, se queríamos chegar nessa fase. A gente começou a Série D muito bem, depois demos uma caída. Essa queda não foi por falta de empenho. São coisas normais no futebol, oscilação, grupo novo, comissão nova. Conseguimos classificar. Eu acho que contra a Portuguesa, quando vencemos o primeiro jogo foi a grande guinada para a gente se estabelecer na competição — analisou Thiago Sales.
Defesa como ponto forte
A evolução do Caxias na Série D passa muito pela solidez defensiva que a equipe atingiu no mata-mata. Se manter essa constância de sofrer poucos gols, a classificação e o acesso estão mais próximos. Nos quatro jogos contra Portuguesa e União Rondonópolis, o time grená sofreu apenas um gol.
— Trabalhamos para isso. Se formos sólidos defensivamente, ficamos mais próximos da vitória. São dois jogos. Se conseguir um resultado positivo no primeiro jogo, já ajuda bastante e conseguimos nos dois matas anteriores. Além da produção ofensiva, passa pela solidez defensiva e passa por todo o time — disse Sales, que completou sobre a melhora da equipe:
— O espírito que adotamos durante a competição foi fundamental. Conseguimos passar por todas as fases dentro da Série D. Tivemos fases boas, ruins. Então credito ao amadurecimento da equipe durante a competição. Em outros anos, fizemos campanhas sólidas, chegou na hora do acesso e perdemos. Estamos sendo maduros para entender os jogos de mata-mata.