O Caxias vai disputar uma vaga na Série C do Campeonato Brasileiro pela terceira vez em quatro temporadas. Na tarde deste sábado (2),em Rondonópolis, o Grená voltou a vencer o União e garantiu uma vaga nas quartas de final da Série C, a fase que definirá as quatro equipes que estarão na Terceira Divisão em 2022.
O lateral-direito Maicon, aos 17 minutos, e o volante Marlon, aos 29min, marcaram os gols da partida no Estádio Luthero Lopes, em que os comandados de Rafael Jaques souberam administrar a vantagem construída no jogo de ida, resistiram às investidas do time da casa e aproveitaram os contra-ataques na segunda etapa para selar a classificação.
O adversário do Caxias na eliminatória que vale o acesso ainda não foi definido, pois neste domingo (3) ocorrem outros cinco confrontos das oitavas de final. Além do Grená, o Uberlândia e Aparecidense já estão nas quartas de final da Quarta Divisão. Os jogos de ida e volta que valem uma vaga na Série C do próximo ano ocorrem nos dois próximos finais de semana.
Controle defensivo na primeira etapa
Encarando um gramado com pouca condição de troca de passes e 38 graus de temperatura, o técnico Rafael Jaques optou por escalar o Caxias com atletas com maior capacidade física. Sendo assim, Karl retomou seu espaço no meio-campo ao lado de Marlon, e Milla foi o escolhido para atuar na ponta esquerda como substituto de Kelvin, suspenso, já que Jean Dias também teve que ficar de fora da partida.
Os primeiros 20 minutos de jogo foram de muito combate e pouca produção ofensiva. O Caxias se organizou no 4-2-3-1, com marcação individual, e se limitou a marcar e afastar a bola para longe de sua meta. Com a bola, não teve velocidade para contra-golpear. Por outro lado, o União tentou se impor com velocidade pelos lados do campo, com Tiarinha e Pikachu. No entanto, esse ímpeto inicial apenas se refletiu em lançamentos para a área sem perigo, sendo neutralizado pelo Grená.
O time do Mato Grosso foi levar perigo para o goleiro Marcelo Pitol pela primeira vez apenas aos 21 minutos. Vinicius cruzou da esquerda, Eltinho fez o pivô na entrada da área e serviu Odair Jr., que chutou forte e rasteiro, passando próximo do gol. A resposta do Caxias veio logo três minutos depois. Milla cobrou falta e Thiago Sales cabeceou para grande defesa de Neneca. Contudo, o zagueiro estava em impedimento e o lance foi anulado. Essa foi a única chegada grená ao ataque.
Nos minutos seguintes, a equipe de Rondonópolis manteve sua ideia de alçar bolas na área, porém sem efetividade. O zagueiros do Caxias e o goleiro Marcelo Pitol afastaram quase todas, exceto aos 39min, quando Eltinho furou em bola uma conclusão dentro da pequena área.
Segundo tempo da confirmação
Se o União Rondonópolis foi pouco efetivo na criação de oportunidades, a história se repetiu na segunda etapa. O Caxias manteve a proposta de sustentação defensiva e impediu que o adversário ameaçasse a meta do Marcelo Pitol. Para tentar renovar as energias da equipe, o técnico Rafael Jaques promoveu as entradas de Maicon e Gleydson. Do outro lado, o União apostou em Léo Goteira e Édson.
Quem se deu bem com as trocas foi o grená, que conseguiu encaixar um contra-ataque com os suplentes que acabavam de entrar para abrir o placar no jogo e ampliar o resultado agregado. Aos 17 minutos, Gleydson fez jogada de velocidade pela ponta esquerda, foi na linha de fundo e cruzou na área. O lateral-direito Maicon apareceu nas costas da defesa do União e cabeceou para as redes, fazendo 1 a 0 para o Caxias
Na primeira chance clara do Colorado, aos 22 minutos, Edson tabelou com Goteira e serviu Tiarinha, que ficou de frente para Marcelo Pitol e viu o goleiro fazer grande defesa em sua conclusão. E foi só. Apesar da pressão final, o União insistiu em cruzamentos para a área, sem levar perigo, e ainda viu o Caxias alargar a vantagem.
Aos 29 minutos, o meia Matheuzinho cobrou uma falta na ponta direita e o volante Marlon antecipou a marcação e, de cabeça, mandou a bola para o gol, fazendo 2 a 0 no jogo e 4 a 0 na eliminatória, confirmando o Caxias nas quartas de final do Campeonato Brasileiro Série D.
Ficha Técnica
União Rondonópolis 0 x 2 Caxias
Campeonato Brasileiro Série D - oitavas de final - jogo de volta
Local: Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis-MT
Data: 02/10/2021
UNIÃO RONDONÓPOLIS
Neneca; Lucas Newiton, Tom, William Barão e Vinícius (Edson, 14'2º); Ruan Bahia, Odair Júnior (Léo Goteira, int) e Peixinho; Tiarinha, Pikachu e Eltinho. Técnico: Odil Soares
CAXIAS
Marcelo Pitol; Erik (Lucas Rocha, 32'2º), Rafael Lima e Thiago Sales; Lucas Carvalho (Maicon, int), Marlon, Karl e Bruno Ré; Matheuzinho (João Vieira, 39'2º), Milla (Gleydson, 19'2º) e Michel. Técnico: Rafael Jaques
Árbitro: Adriano Miranda, auxiliado por Anderson Coelho e Gustavo de Oliveira (SP)
Cartões Amarelos: Tiarinha (União)
Gols: Maicon e Marlon (Caxias)