A temporada 2021/2022 começou, de fato, na tarde desta segunda-feira (6) para o Caxias do Sul Basquete. Os atletas que irão representar o time da Serra no Novo Basquete Brasil (NBB) se apresentaram no Ginásio do Sesi, a nova casa do projeto a partir da quinta participação na principal competição da modalidade no país.
Ainda com o grupo em formação, a primeira atividade da equipe contou com dois jogadores que estão pela primeira vez defendendo o Caxias Basquete: o ala/armador Humberto e o ala/pivô Rafa Oliveira.
— É a primeira vez em que estou fora do eixo Rio-São Paulo, então é um pouco diferente. Tem o frio também, todo mundo fala que não está tão frio em Caxias, mas para quem é de fora, acaba sofrendo um pouquinho mais. Estou me adaptando bem e feliz de poder treinar e estar integrando com o elenco — afirmou Humberto, que já tem referências do que esperar na cidade:
— O Eddy é um cara mais próximo, apesar de nunca termos jogado juntos, temos amigos em comum e é um cara que estou mais próximo nesse início. Ele já me falou bem da cidade, da torcida e muito bem da energia que a cidade traz para o basquete. Acredito que, com o passar do tempo, vou me adaptar com o que a equipe e a cidade nos pede e que a torcida vai nos cobrar.
Daqueles que disputaram a temporada passada, estão o ala Eddy, o ala/pivô Rubinho, o pivô Dida e o ala/armador Pedro Mendonça, que vai para sua terceira edição de NBB pelo Caxias Basquete e saiu com uma impressão positiva do primeiro encontro do novo grupo.
— Foi bem legal, eu já tinha jogado com alguns jogadores antes. Acho que tem tudo para ser um projeto legal, são jogadores de grupo, que sabem fazer a função que for determinada — avaliou Pedro, que defendia o Caxias Basquete em 2018, quando o time mandou jogos no Sesi, agora casa efetiva do time no NBB, e que espera um momento ainda mais especial no novo ginásio:
— A gente vai sentir falta daquela pressão, daquele calor (do Vascão). Mas aqui é um ginásio superlegal e qualquer jogador tem vontade de jogar em ginásio grande assim. Acho que 40% do público dos quase cinco mil que cabem aqui, dá para fazer um barulho grande. Tem tudo para ser o novo caldeirão de Caxias.
Retorno
O único jogador que volta ao Caxias Basquete e que não fez parte da temporada passada é o armador Cauê Verzola. O jogador, que já atuou no time no tempo do ginásio do Clube Juvenil e no Vascão, vem para o novo momento no Sesi.
— A expectativa que a gente carrega é de sempre fazer melhor do que na última vez. Esse ano é esse o pensamento, fazer um belo trabalho, começar os treinamentos para que logo o time esteja mais entrosado. Esperamos que, com toda a segurança, o torcedor possa voltar e estar aqui conosco para começarmos a construir essa história no Ginásio do Sesi — afirmou Cauê.
Ainda fazem parte do time o armador Elias, de 20 anos, e o ala/armador Marco Krebs, de 21, que integravam o time na Liga de Desenvolvimento. Outros jogadores que atuaram na LDB estão na preparação para o Brasileiro sub-19 e podem subir para o grupo principal após a competição.
O auxiliar técnico Paulo Cesar Jaú, outra novidade da temporada, também iniciou as atividades com o time.
Ainda esta semana, um jogador argentino e outro holandês serão integrados ao grupo. Mais dois reforços ainda estão na mira do time gaúcho e devem ser confirmados nas próximas semanas. O NBB está programado para começar no dia 23 de outubro.