Em Caxias do Sul desde a semana passada, o centroavante Nico Castillo assistiu o empate em 1 a 1 entre Juventude e São Paulo nas arquibancadas do Estádio Alfredo Jaconi. Após três dias de treinamentos com os companheiros, nesta segunda-feira (30) foi a vez de sua apresentação oficial como jogador alviverde.
Na entrevista, ele garantiu não ser estrela e que sempre estima pela humildade, deixando claro que a prioridade do momento é colocar o Verdão em uma competição continental. Além disso, revelou que já assistia aos jogos do Campeonato Brasileiro e que Ronaldo Fenômeno e Zlatan Ibrahimovic são suas principais referências como atleta.
— Eu venho para cá ajudar o clube a sonhar com uma classificação para um torneio internacional. Isso é o mais importante. E o clube vai me ajudar muito no retorno aos gramados, mas isso é um plus. O mais importante é levar o clube ao melhor possível — afirma Castillo, que também fala do desafio de estar fisicamente pronto para ganhar oportunidades da comissão técnica:
— Gosto muito de desafios e para isso eu venho. É um desafio muito importante estar aqui. E tratar de ganhar meu lugar é outro desafio que tenho. Vai ser uma disputa interna muito positiva e, quando puder jogar, dar o melhor para a equipe. Humildade sempre. Aqui não temos estrelas, somos uma equipe e esperamos 11 guerreiros no gramado, com os que entram também fazendo o mesmo.
Sem jogar desde janeiro de 2020, quando passou por um grave problema de saúde, o centroavante chileno participou da pré-temporada do América-MEX e está em boa forma física, necessitando apenas retomar o ritmo de partidas. Com a boa fase de Ricardo Bueno, autor de dois gols nos últimos dois jogos, a disputa por uma vaga no ataque será de alto nível.
— Desde o momento que cheguei, não vejo a hora de poder jogar e fazer minha estreia. Quando eu puder entrar, vou fazer o melhor possível e agradecer a tudo que o clube e a cidade tem feito por mim. O mais importante é que Ricardo está fazendo gols, e a mim resta tentar ganhar um espaço. Por isso preciso estar à altura no dia a dia — comenta Nico, também destacando que não será difícil a adaptação ao futebol brasileiro, pois já acompanhava as partidas:
— Por ser chileno, assisto todas as partidas da América do Sul. Brasil, Argentina, Colômbia... então já conhecia o clube. O jogo físico e a dinâmica são parecidos. Além disso, jogar contra equipes como o São Paulo, do último final de semana, motiva mais o jogador.
Castillo não deve ser relacionado para viajar para o Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (1°). No dia seguinte, o Verdão enfrenta o Fluminense no Maracanã. A estreia pode ficar para cinco dias depois, quando o confronto será diante do Corinthians, na Neo Química Arena. Contudo, a comissão técnica trata a estreia do chileno com cautela, por isso a previsão é de só colocá-lo em campo contra o Cuiabá, na 20ª rodada do Brasileirão.
Com contrato de empréstimo até dezembro com o Juventude, mais o vínculo em definitivo com o América até junho de 2022, a passagem de Nicolás Castillo pelo Brasil também pode lhe abrir portas em outros cenários. No México, por exemplo, se comenta sobre uma negociação futura com clubes da MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos. O centroavante, porém, garante que seu foco é no Papo:
— O que tenho na cabeça é jogar e ajudar a equipe, tratando de classificar para um torneio internacional. Eu vivo o presente, do futuro não posso dizer.