O Juventude não voltará do Nordeste com excesso de bagagem. Diante do Bahia, na noite desta quarta-feira, o Verdão fez um jogo equilibrado, mas acabou derrotado por 1 a 0. O gol do Tricolor de Aço foi marcado por Matheus Teixeira, aos 34 minutos do segundo tempo.
Com o resultado, o Papo chega a sua segunda derrota seguida no Campeonato Brasileiro — a primeira foi para o Ceará, em Fortaleza, no último domingo. E permanece o tabu de nunca ter vencido a equipe baiana atuando em Salvador. Com 12 pontos, o alviverde permanece na 12ª posição, podendo ainda perder posições com o decorrer da rodada.
O jogo
Buscando retomar a formação que venceu Grêmio e Flamengo, o técnico Marquinhos Santos optou por escalar o Juventude com três volantes, sendo um deles o recém chegado Jadson, já que Guilherme Castilho estava suspenso. No ataque, o velocista Sorriso deu lugar ao armador Wescley pela ponta direita.
A estratégia deu certo e o Ju fez um bom primeiro tempo, se impondo no meio-campo e buscando articular as jogadas especialmente pelo lado direito, com Wescley. Entretanto, não foi um período criativo por parte das equipes. Foram duas finalizações do Papo ao gol da equipe da casa, que respondeu com um chute de Rossi no lado direito da área.
Aos 14 minutos, o primeiro a arriscar na partida foi o Juventude. Paulinho Boia recebeu livre na ponta esquerda e chutou de longe, para a defesa fácil de Matheus Teixeira. E aos 21min, Wescley recebeu passe de Michel Macedo, limpou a marcação e chutou fraco. O Bahia teve a chance mais clara com Rossi, que apareceu na área e teve o chute forte defendido por Marcelo Carné.
O segundo tempo também primou pelo equilíbrio nos primeiros 15 minutos. Depois, o Bahia cresceu. Com a entrada de Maycon Douglas, a equipe da casa passou a explorar mais os lados do campo e ameaçou o Juventude com cruzamentos na área de Marcelo Carné. O Ju, por outro lado, recuou as linhas de marcação e passou a explorar os contra-ataques, porém sem sucesso.
O gol do Tricolor de Aço saiu aos 34 minutos do segundo tempo. Após cruzamento da direita, a defesa do Ju não conseguiu afastar e a bola sobrou para o lateral-esquerdo Matheus Bahia, que se livrou da marcação e chutou forte para o fundo do gol, sem chances para Carné.
Em busca do empate, o técnico Marquinhos Santos renovou as energias da equipe colocando Chico, Sorriso, Bruninho, Fernando e Paulo Henrique, tornando o Ju mais ofensivo. O gol de empate quase saiu e duas oportunidades.
A primeira com o peruano Pacheco, aos 44min, quando ele recebeu com liberdade no lado direito da área e perdeu grande chance, chutando para fora. E a segunda em jogada de linha de fundo de Paulo Henrique, que cruzou na área para finalização de Matheus Peixoto. O chute do centroavante raspou a trave do goleiro do Bahia.
Ficha Técnica
Bahia 1 x 0 Juventude
Campeonato Brasileiro Série A - 10ª rodada
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Data: 07/07/2021
BAHIA
Matheus Teixeira; Nino Paraíba, Luiz Otávio, Juninho e Matheus Bahia; Jonas (Patrick de Lucas), Daniel (Lucas Araujo, 41/2º) e Rodriguinho (Tonny Anderson, 33'/2º); Thaciano (Maycon Douglas, int), Rossi (Óscar Ruiz, 41/2º) e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Michel Macedo (Paulo Henrique, 38º/2º), Vitor Mendes, Rafael Forster e William Matheus; Elton, Matheus Jesus (Chico, 38/2º) e Jadson (Bruninho, 43/2º); Wescley (Fernando Pacheco, 43/2º), Paulinho Boia (Sorriso, 19/2º) e Matheus Peixoto. Técnico: Marquinhos Santos
Gols: Matheus Bahia, aos 34 minutos do segundo tempo;
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP), auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP). VAR: Péricles Bassols Cortez (SP)
Cartões Amarelos: Paulinho Boia, Wescley (Ju), Thaciano, Daniel (Bahia).