Atuando no interior catariense, o Caxias sofreu 2 a 0 do Joinville e conheceu a sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro Série D. Douglas Packer e Caio Monteiro marcaram os gols do JEC, ambos no segundo tempo, quando o Grená já estava com um jogador a menos, já que o zagueiro Henrique foi expulso aos 30 minutos da primeira etapa.
O resultado negativo deixa o Caxias em terceiro na classificação do Grupo A-8 da Quarta Divisão, com oito pontos. O próximo jogo, que encerra o primeiro turno, ocorre no próximo domingo (18), diante do Marcílio Dias, no Estádio Centenário. O técnico Rafael Jaques recebeu o terceiro cartão amarelo e não comandará a equipe no confronto.
O jogo
O Caxias começou a partida com algumas surpresas na escalação. Carlos Alberto, que desde o início do ano passado vinha atuando como volante, foi escalado como meia, no lugar de Diogo Oliveira. E a outra surpresa foi a permanência de Gleydson na ponta direita, quando a expectativa era pelo retorno de Jean Dias.
Com o gramado da Arena Joinville um pouco melhor que nos demais jogos do Grená fora de casa, a ordem do técnico Rafael Jaques foi tentar construir os ataques desde os defensores, com uma marcação um pouco mais adiantada. Entretanto, quem criou as principais oportunidades do primeiro tempo foi o JEC, todas nos primeiros 15 minutos.
A primeira foi logo aos dois minutos. O meia Christian invadiu a área pelo lado esquerdo e chutou forte, obrigando o goleiro Marcelo Pitol a fazer uma grande defesa. A segunda investida do Joinville foi aos 13 minutos, quando um chute rasteiro de Paulo Vitor venceu Pitol, mas parou na trave esquerda. O longe teve origem em um erro de Carlos Alberto no meio-campo grená.
O único lance de perigo do Caxias no primeiro tempo foi desperdiçado por Michel, aos 10 minutos. Ele recebeu um passe em profundidade e invadiu a área pela direita. No entanto, no momento da finalização, a bola levantou com a irregularidade do gramado e o chute do centroavante foi muito alto, passando longe da meta de Rafael Pascoal.
Depois dos 15 minutos, o primeiro tempo foi de pouca criatividade e muitas faltas. O Caxias conseguiu controlar as investidas da equipe catarinense, porém não conseguiu criar. Em um dos lances de falta, aos 30 minutos, Henrique foi expulso, após uma falta dura.
O zagueiro deu um bote no lado direito da defesa e chegou atrasado na tentativa de desarme de Davi Lopes, atingindo o meio-campista adversário com um chute próximo ao joelho. Inicialmente o árbitro deu cartão amarelo para Henrique, contudo voltou atrás, percebeu a força do lance e expulsou o jogador do Caxias.
Tentando reorganizar o time para atuar com um jogador a menos, o técnico Rafael Jaques sacou o meia Carlos Alberto e colocou o zagueiro Erik. Mesmo com um jogador a menos, o Grená conseguiu fazer um restante de primeiro tempo equilibrado.
Derrota na segunda etapa
Com um jogador a mais e 45 minutos pela frente, o Joinville começou o segundo tempo pressionando o Caxias, em busca do primeiro gol do jogo. Para isso, o técnico Leandro Zago aumentou o poderio ofensivo com as entradas de Douglas Packer e Uelber. Por outro lado, o Caxias voltou do intervalo com uma postura recuada, visando segurar o empate.
A retranca grená foi eficiente por 34 minutos. Neste período, o JEC ocupou o campo ofensivo, teve volume no ataque e alçou bolas na área, porém não levou um real perigo para a meta de Marcelo Pitol. Desta forma, Jaques aproveitou para aumentar o perfil defensivo de seu time, tirando dois atacantes e colocando mais um zagueiro e um lateral-direito, com as entradas de Lucas Rocha e Maicon.
Entretanto, tudo mudou justamente aos 34min. Após um rebote em cobrança de escanteio, o meia Douglas Packer arriscou um chute forte da intermediária ofensiva com direção ao canto esquerdo, para onde Pitol se posicionou. Entretanto, no meio do caminho, a bola desviou no zagueiro Erik, que no momento atuava como volante, e foi para o canto direito, longe do goleiro do Caxias. A bola morreu nas redes, abrindo o placar do jogo.
A Caxias sentiu o gol sofrido e viveu um período de desconcentração. Enquanto isso, o Joinville aproveitou para fazer o 2 a 0 três minutos depois de abrir o placar. Em jogada pela esquerda, Caio Monteiro tabelou com Paulo Vitor e tocou na saída de Marcelo Pitol, sacramentando o placar.
Ficha Técnica
Joinville 2 x 0 Caxias
Campeonato Brasileiro Série D - sexta rodada da primeira fase
Local: Arena Joinville
Data: 10/07/2021
JOINVILLE
Rafael Pascoal; Edson Ratinho (Alisson. 33'/2º), Fernando, Helerson e Renan Castro; Xavier (Douglas Packer, int), Davi Lopes e Naldo; Christian (Uelber, int), Paulo Vitor e Fialho (Caio Monteiro, 33'/2º). Técnico: Leandro Zago
CAXIAS
Marcelo Pitol; Lucas Carvalho, Henrique, Thiago Sales e Vidaletti; João Vieira (Lucas Rocha, 12'/2º), Paulinho Santos, Gleydson (Maicon/27'/2º), Carlos Alberto (Erik, 33'/2º) e Kelvin (Jean Dias, 27'/2º); Michel Técnico: Rafael Jaques
Gols: Douglas Packer, aos 34'/2º, e Caio Monteiro, aos 37'/2º
Árbitro: José Wellington Bandeira, auxiliado por Gianlucca de Vasconcellos e Diogo Berndt.
Cartões Amarelos:Xavier, Christian, Helerson (JEC); Rafael Jaques (Cax)
Cartão Vermelho: Henrique (Cax)