O Esportivo conquistou os seus primeiros três pontos logo na largada do Campeonato Gaúcho. Em partida bastante equilibrada na noite deste sábado (28), em Bento Gonçalves, o Tivo fez 1 a 0 no São José, com gol do atacante Daniel Cruz. Na próxima rodada, o Alviazul enfrenta o Aimoré, fora de casa.
O jogo
O Esportivo tomou a iniciativa dos ataques desde o início da partida, ativando as jogadas em profundidade com os laterais Itaqui e Samuel Balbino, alçando bolas na área para o centroavante Wesley Pacheco. Por outro lado, o São José optou por esperar o adversário, fazendo uma marcação na linha do meio campo, e explorando os contra-ataques com o atacante Kelvin.
Apesar do controle da posse de bola por parte do Alviazul, foi o Zequinha que criou a primeira chance de maior perigo na partida, aos 17 minutos. Tiago Ulisses, em cobrança de falta, cruzou na área e contou com a ajuda do vento para mudar a direção da bola, que foi para o gol. Anderson, goleiro do Tivo, foi rápido na recuperação e conseguiu mandar para escanteio.
Os lances seguintes de quase gol na Montanha dos Vinhedos partiram do Esportivo. Daniel Cruz fez boa jogada na ponta direita, se livrou de dois marcadores e cruzou rasteiro para Wesley. O centroavante conseguiu o desvio, mas Fábio salvou o São José e mandou para escanteio. No final da primeira etapa, Samuel Balbino arriscou de longe e a bola passou perto da trave direita.
Centroavante reserva faz a diferença
Na segunda etapa, o técnico Carlos Moraes promoveu a entrada de França, que passou a atuar pela ponta direita, e o São José voltou melhor. Logo nos primeiros segundos, Léo Príncipe levantou uma bola para a área e Luiz Eduardo concluiu para fora. Aos 22 minutos, França chutou forte e Anderson fez grande defesa. Três minutos depois, a zaga do Esportivo deu bobeira e Rafael Tavares chutou para fora.
Percebendo o melhor momento do adversário, o técnico Luiz Carlos Winck promoveu mudanças em seu ataque. Vini Santos e Warlei entraram nos lugares de Vinicius Martins e Wesley, com Daniel Cruz caindo para a ponta-esquerda. E foi assim que a vitória começou a ser construída.
Em jogada individual de Cruz, aos 29 minutos, ele limpou a marcação e chutou forte, dando trabalho para o goleiro Fábio. Oito minutos depois, a abertura do placar. Warlei recebeu de costas dentro da área, protegeu a bola e fez o giro, se livrando da marcação. O goleiro do Zequinha saiu para fechar a finalização, mas abriu espaço para o cruzamento, que aconteceu. Dentro da pequena área, Daniel Cruz apareceu e concluiu para as redes, colocando o Alviazul na frente do marcador.
Os minutos finais foram de administração do placar por parte do Esportivo. O São José tentou reagir com as entradas dos atacantes Juliano, Cláudio Maradona e Crystopher, mas não conseguiu ameaçar.
FICHA TÉCNICA
Esportivo 1x0 São José
Campeonato Gaúcho 2021 - 1ª rodada
Estádio Montanha dos Vinhedos
ESPORTIVO: Anderson; Itaqui, Igor da Silva, Mateus Santana e Samuel Balbino; Lucas Hulk (Júnior Alves), Jocinei e Juninho Tardelli (Renan); Daniel Cruz (Emerson), Vinicius Martins (Vini Santos) e Wesley Pacheco (Warlei);
SÃO JOSÉ: Fábio; Léo Príncipe, Thiago, Wagner Fogolari (Bruno Jesus) e Marcelo; Fabiano, Karl (Juliano), Tiago Ulisses (Maradona) e Rafael Tavares; Kelvin (França) e Luiz Eduardo (Cristopher);
Arbitragem: Francisco Dias, André Bitencourt e Claiton Timm
Gols: Daniel Cruz, aos 37 minutos do 2º tempo (E)
Cartões amarelos: Mateus Santana, Wesley Pacheco (E); Wagner Fogolari, Bruno Jesus (SJ)