Cumprindo os rígidos protocolos sanitários, incluindo a ausência de torcedores no estádio, o Esportivo começa neste sábado, às 20h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, a sua trajetória na temporada 2021. O adversário é o São José, e o cenário não é muito diferente de como terminou o Estadual do ano passado, quando o Tivo surpreendeu a todos, classificou-se para as semifinais do segundo turno e conquistou o título do Interior, garantindo presença na Copa do Brasil e uma vaga na Série D do Brasileiro.
Dentro do Departamento de Futebol do Alviazul, contudo, várias mudanças aconteceram. Morador de Bento Gonçalves, Luiz Carlos Winck retorna ao comando técnico da equipe após nove anos. Junto dele, chegaram reforços com currículo vasto no futebol gaúcho, como o lateral-direito Itaqui, o zagueiro Jean, o volante Mateus Santana e o centroavante Wesley Pacheco. Por outro lado, o volante Lucas Hulk e o meia Juninho Tardelli são remanescentes da última temporada.
— Vários jogadores que já atuaram juntos em outros clubes, então isso tornou o trabalho mais fácil. Quem já disputou o Gauchão sabe a dificuldade do campeonato. Isso é muito válido — comenta o zagueiro Jean, que depois de 10 anos atuando no Caxias vai para seu primeiro Estadual pelo Tivo.
Durante a preparação, foram quatro amistosos realizados, com uma vitória diante do Ypiranga, por 1 a 0, empate com o Grêmio Sub-23 em 2 a 2, e derrotas para Caxias e Santa Cruz, por 1 a 0.
— A gente teve uma boa preparação. A pré-temporada foi bem intensa e trabalhamos muito para a estreia no campeonato. As expectativas são as melhores, mas sabemos da qualidade do adversário, um time de Série C. Vamos propor o jogo desde o início, pois jogamos em casa — disse o zagueiro alviazul.
O confronto de logo mais também marca um reencontro. O técnico Carlos Moraes, do São José, fez história no Esportivo ao recolocar a equipe na Primeira Divisão, em 2019, e depois conduzir o time ao título do Interior, no ano seguinte. Será a primeira vez que ele retornará para a Montanha dos Vinhedos depois de deixar a equipe.
Na tarde desta sexta-feira, Winck comandou um treino técnico, fazendo ajustes na bola parada, e encaminhou o time titular para enfrentar o Zequinha. A expectativa é de ter uma boa arrancada na competição para tentar chegar às semifinais.
— A gente vai ir jogo a jogo. Pensando primeiro no São José. Com o andar do campeonato, vamos vendo o que precisa. Estando fortes, vamos brigar por uma das quatro vagas nas semifinais-explicou o zagueiro.