O Juventude empatou com o Botafogo-SP, nesta quarta-feira (2), em 1 a 1, e segue no G-4. Porém, desperdiçou uma ótima oportunidade de abrir vantagem para o quinto colocado. Os gols da partida foram marcados por Rafael Grampola, para o Ju, e Wellington Tanque, para os mandantes. O jogo ocorreu no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e foi válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
Com o empate, o time alviverde chega a 41 pontos e permanece na quarta posição da tabela. Na próxima rodada, a equipe comandada pelo técnico Pintado recebe a líder Chapecoense, no Estádio Alfredo Jaconi. O confronto ocorre no sábado (5), às 16h.
A única mudança, em relação ao time que iniciou o embate com o Náutico, pela 24ª rodada da competição, foi o retorno de Nery Bareiro à equipe titular. No último jogo, o zagueiro cumpriu suspensão e foi substituído por Odivan.
Primeiro tempo de poucas chances
Logo aos dois minutos, em jogada individual de Capixaba, o Juventude conquistou seu primeiro escanteio do jogo. Na cobrança, a zaga do Botafogo-SP afastou, mas a bola sobrou para Eltinho, que finalizou forte, mas na rede pelo lado de fora.
O Botafogo-SP respondeu aos cinco, com Wellington Tanque. O atacante finalizou, de voleio, mas parou no goleiro Marcelo Carné. Os mandantes arriscaram, novamente, aos 11. Val chutou de longe, Carné espalmou e a defesa afastou. O goleiro alviverde foi exigido, de novo, aos 12. O atacante Rafinha tentou da intermediária, mas o camisa 1 alviverde fez outra defesa segura.
Até a metade da primeira etapa, o time de Ribeirão Preto tentava se impor e ser mais ofensivo. Nos primeiros 23 minutos de jogo, o Botafogo-SP já tinha seis escanteios e seis finalizações a seu favor. Além de ter mais posse de bola que o Juventude.
Percebendo a baixa produção do time da Serra, Pintado fez sua primeira mudança logo no primeiro tempo. Aos 31, Rafael Silva deu lugar ao estreante Matheuzinho.
Ainda na primeira etapa, o Botafogo-SP teve chance de abrir o placar com Matheus Anjos, aos 38. O meia recebeu de Ronald e cabeceou para fora. O Ju, por sua vez, respondeu aos 41, com Rafael Grampola. O atacante finalizou de bicicleta, mas também mandou para fora. Com isso, a etapa inicial terminou empatada sem gols.
Um gol para cada lado
Aos nove do segundo tempo, o Ju teve a chance de abrir o placar com Rafael Grampola. Na falha da defesa do Botafogo-SP, a bola sobrou para o atacante alviverde que finalizou forte. No entanto, a bola bateu em Robson e saiu pela linha de fundo.
O time de Ribeirão Preto tentou aos 19. Jeferson cruzou para Wellington Tanque, que cabeceou para o gol, mas parou em Marcelo Carné. O primeiro gol do jogo surgiu no minuto seguinte e quando o Juventude era melhor na partida. Wellington Silva tocou para Bochecha, que cruzou na cabeça de Rafael Grampola — dentro da área e sem marcação —, e o atacante abriu o placar para o Juventude: 1 a 0.
O Botafogo-SP tentou o empate aos 25, em cobrança de falta de Matheus Anjos, e, depois aos 31, com Val. Nas duas, os mandantes pararam em Carné. No entanto, aos 40, os mandantes levaram a melhor. Wellington Silva errou na saída de jogo e oportunizou o contra-ataque. Wellington Tanque recebeu cruzamento de Ronald e mandou de voleio para o fundo das redes: 1 a 1.
Os paulistas ainda tiveram uma falta a seu favor aos 45. Gilson cobrou direto para o gol, mas mandou por cima da baliza. Em um jogo de pouca criatividade, o Ju perdeu dois pontos diante do vice-lanterna.
Ficha técnica
Campeonato Brasileiro da Série B - 25ª rodada
Botafogo-SP 1x1 Juventude
Local: Santa Cruz, em Ribeirão Preto
Data: 02/12/2020
Botafogo-SP
Darley, Jeferson, Róbson, Wallace Maia e Gilson; Jonata (Bady, 33/2º), Val, Matheus Anjos (Wesley Souza, 33/2º); Ronald (Judivan, 42/2º), Wellington Tanque e Rafinha (Cássio Ortega, 11/2º). Técnico: Moacir Júnior.
Juventude
Marcelo Carné, Wellington Silva, Wellington, Nery Bareiro e Eltinho; João Paulo e Gustavo Bochecha (Tarta, 26/2º); Capixaba, Renato Cajá (Marciel, 39/2º) e Rafael Silva (Matheuzinho, 31/1º); Rafael Grampola (Gabriel Terra, 39/2º). Técnico: Pintado.
Gols: Rafael Grampola (J), aos 20 minutos; e Wellington Tanque, aos 40, do segundo tempo.
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Carlos Henrique Alves de Lima Filho e Carlos Henrique Cardoso de Souza. O trio é carioca.
Cartões amarelos: Nery Bareiro, Wellington Silva (J); Jeferson, Val, Jonata, Rafinha (B)