O primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série B se encerrou para o Juventude com a vitória sobre o Guarani, no domingo (1º), e a garantia de permanência na zona de classificação à elite em 2021. Faltando 19 rodadas e com metade do caminho percorrido, fizemos um levantamento com os principais números do time alviverde com 50% da Segunda Divisão disputada.
A permanência de fato dos comandados do técnico Pintado no G-4 ao final do turno depende ainda do Sampaio Corrêa. O time maranhense tem dois jogos a menos que o Ju e está quatro pontos atrás. Se somar quatro pontos nos confrontos atrasados, o Sampaio empata com o alviverde, mas fica com uma vitória a mais e toma o lugar entre os quatro que ascendem para o Brasileirão. Como o time do Maranhão só completará sua série de jogos atrasados no dia 17 de novembro, é possível que até lá não alcance o Juventude em pontos.
Em 19 jogos disputados, o time de Pintado pontuou em 15 deles. Foram apenas quatro derrotas — três fora de casa e apenas uma no Jaconi —, mesmo em momentos em que conciliou a Série B com a Copa do Brasil. Em nenhum momento na competição, porém, a equipe perdeu duas vezes seguidas. Sempre houve um espaço de, no mínimo, três partidas entre um revés e outro.
Além das quatro derrotas, o Juventude empatou sete vezes — quatro em casa e três fora. Na pior sequência sem vencer, o time do técnico Pintado passou cinco partidas sem somar três pontos em um confronto, com três empates e duas derrotas.
Melhor ataque
Se a defesa alviverde não aparece entre as melhores médias de gols sofridos da Série B, levando 19 em 19 jogos, o setor ofensivo tem sido destaque. Foram 27 marcados, o que dá ao Juventude o melhor ataque da competição no turno. Além disso, o time tem o atacante Breno, um dos artilheiros da competição, com 9 gols — ao lado de Caio Dantas, do Sampaio Corrêa.
O Verdão só não balançou a rede adversária em quatro jogos — sendo que em três vezes foram empates em 0 a 0. A atual sequência de invencibilidade, com quatro partidas sem perder, com duas vitórias e dois empates, é a maior do time.
Equilíbrio em casa e fora
Um dos números que chama a atenção na campanha do Juventude na Série B é a forma regular como o time atua dentro e fora do Alfredo Jaconi. Essa estatística se confirma ainda mais com a posição que o Juventude ocupa entre os mandantes e entre os visitantes: é o 5° nas duas.
No Jaconi, são cinco vitórias, quatro empates e uma derrota, com 13 gols feitos e seis sofridos, somando 19 dos 31 pontos na Série B, com um aproveitamento de 63,3% como comandante. Fora, o time de Pintado soma três vitórias, três empates e três derrotas, com 14 g0ls feitos, 13 sofridos, além de agregar 12 pontos na tabela como visitante - aproveitamento de 44,4%.
Números do Juventude no turno
31 pontos
4° lugar
8 vitórias
7 empates
4 derrotas
27 gols feitos
19 gols sofridos
5° melhor mandante
5° melhor visitante