A Série D começa a afunilar a partir da rodada que inicia neste final de semana. Afinal, com três clubes empatados com 15 pontos após 10 partidas, as últimas quatro datas da primeira fase serão dramáticas. O Caxias tem dois jogos dentro do Estádio Centenário e dois fora, começando pelo São Luiz, segunda-feira (9), em Ijuí. Pontuar se torna fundamental para as pretensões do time grená.
— Não pensamos em pontuação, vamos jogo a jogo. A gente sabe que, vencendo as quatro partidas, estaremos classificados. Dependemos só das nossas forças. Nesses quatro jogos, com certeza vamos entrar para vencer. Mas nosso foco total agora é no São Luiz, que é o nosso próximo adversário — afirmou o zagueiro Thiago Sales.
Esse é um adversário emblemático para o clube grená. Foi contra o Rubro do noroeste gaúcho que o embalo de três vitórias consecutivas acabou e o Caxias abriu uma sequência de seis partidas sem nenhuma vitória. Um adversário reativo e que levou a melhor no Centenário, jogando apenas nos erros da equipe de Rafael Lacerda.
Esse reencontro pode ser diferente em vários sentidos. O Caxias ganhou do Joinville e tentará consolidar isso numa fase diferente e que aproxime o clube da segunda fase. Ao mesmo tempo, o São Luiz, com 13 pontos, precisa da vitória para tentar ingressar no G-4. Pontos que para Thiago Sales estarão em campo no 19 de Outubro:
— Do mesmo jeito que precisamos pontuar, eles também necessitam, e talvez isso mude a forma deles de atuar. No Centenário, o São Luiz jogou de forma reativa, mas quem sabe agora tentem nos pressionar ou jogar no nosso erro. Vamos trabalhar em cima de todas as possibilidades, treinar a pressão alta, bloco médio e bloco mais baixo. Conforme o jogo ir se desenhando, a gente vai nos adaptando da melhor forma possível.
A partir de agora, todo duelo será de muito estudo e pode ser até um pouco franco. Todo ponto é fundamental para quem está na busca por uma das quatro vagas na segunda fase.