O Juventude entrou em campo na noite desta terça-feira (20) com a necessidade de vencer. Após três partidas sem triunfar na Série B, o time do técnico Pintado recebeu o Avaí no Estádio Alfredo Jaconi e contou com a inspiração do atacante Breno. Artilheiro da competição com nove gols, ele fez os dois primeiros e deu passe para Dalberto marcar o terceiro na vitória por 3 a 0.
Com o ataque avassalador, que marcou 25 gols em 17 partidas, o Papo segue na quinta colocação, na cola do G-4. Na próxima rodada, o Juventude enfrenta o Figueirense, em Florianópolis, no domingo (25), às 18h15min.
A primeira chegada do Juventude, aos sete minutos, quase ocasionou o primeiro gol alviverde. Após tentativa de Breno, a bola sobrou para Gabriel Bispo. O volante mandou uma paulada para o gol, mas Gledson conseguiu a defesa e espalmou para escanteio.
Na sequência da cobrança do tiro de canto, a bola foi levantada para área, o goleiro do Avaí saiu errado e Dalberto, de cabeça, mandou por cima de Gledson. Para azar do Papo, Alan Costa salvou em cima da linha.
Aos 20, Breno arriscou após receber de Cajá, mas Gledson mandou novamente pela linha de fundo. Aos 29, quase que o goleiro do Avaí – um dos personagens do primeiro tempo –, tomou um frango. Renato Cajá cruzou, o camisa 1 do time catarinense tentou encaixar e quase deixou passar para o gol. A bola foi parar na linha de fundo.
SHOW DO BRENO
O grande personagem do jogo apareceu aos 34. Após cobrança de escanteio do Avaí, a zaga do Juventude cortou e Gustavo Bochecha roubou a bola de Ralf, armando o contra-ataque alviverde. Breno, avançou em velocidade pela esquerda e chutou da entrada da área, vencendo Gledson, que ainda tocou na bola, e abrindo o marcador no Jaconi: 1 a 0 Juventude.
Antes do intervalo, aos 43, Pedro Castro tentou surpreender Marcelo Carné em cobrança de falta. Apesar da força do chute, a bola foi direto para as mãos do goleiro alviverde.
No início da segunda etapa, parecia que o Avaí tentaria algo diferente na busca por desfazer a vantagem alviverde. Primeiro, o técnico Geninho desfez o sistema de três zagueiro e lançou mão de mais um atacante. Depois, aos nove minutos, Getúlio arriscou e Carné evitou o gol catarinense.
Mas a noite era de Breno. Assim como no primeiro gol, a bola saiu de um escanteio a favor do Avaí e sobrou para Cajá. O meia serviu para o artilheiro da Série B, que tocou na saída de Gledson para ampliar: 2 a 0.
O terceiro veio novamente de contra-ataque. Desta vez, o matador foi garçom, aos 15. Breno arrancou em velocidade e tocou para Dalberto. O camisa 9 bateu cruzado, sem chances para Gledson. O gol da consolidação da vitória alviverde.
Ainda tentando descontar, João Lucas chutou cruzado aos 23, mas Carné apareceu mais uma vez e evitou o gol do Avaí.
Coube ao Juventude administrar a partir daí para não levar mais sustos até o final da partida. Aos 38, só faltou o torcedor Jaconero para aplaudir de pé quando Breno foi substituído para dar lugar a Carlos Eduardo. De fato, o atacante alviverde vive fase espetacular nesta Série B. Nesta terça-feira, foi o ápice desse momento.
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro da Série B - Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul
Juventude x Avaí - 20/10/2020
Gols: Breno (J), aos 34 do primeiro tempo. Breno (J), aos 9min, Dalberto (J), aos 15min, no segundo tempo.
JUVENTUDE: Marcelo Carné; Wellington Silva (Luís Ricardo,24/2º), Genilson, Nery Bareiro e Eltinho; Gabriel Bispo (Tarta,38/2º), Gustavo Bochecha e Renato Cajá; Capixaba(Rafael Silva,32/2º), Dalberto e Breno (Carlos Eduardo,38/2º). Técnico: Pintado.
AVAÍ: Gledson; Airton (Vinícius Jaú,4/2º), Betão, Alan Costa; Felipe, Ralf (Luan Silva,18/2º), Pedro Castro e João Lucas; Valdívia (Renatinho,18/2º), Getúlio (Tucão,25/2º) e Gáston Rodríguez (Ronaldo,18/2º). Técnico: Geninho.
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Luiz Cláudio Regazone e Carlos Henrique de Souza (trio carioca).
Cartões amarelos: Wellington Silva, Bochecha (J), Gastón Rodríguez (A)
Leia também
Mais de 2 milhões de pessoas deixaram de usar o transporte público em Caxias, segundo concessionária