O Campeonato Gaúcho retorna na próxima quarta-feira (22) e Caxias do Sul receberá o clássico Gre-Nal, às 21h30min, no Estádio Centenário. No dia seguinte, acontece o Ca-Ju, às 11h, no Alfredo Jaconi. Os clubes mandantes deverão seguir um protocolo rigoroso com objetivo de padronizar as operações durante os jogos do Gauchão.
Leia Mais
Caxias do Sul receberá clássico Gre-Nal da retomada do Gauchão
"Todos os reforços estão prontos", diz técnico do Juventude
Para todas as partidas do Campeonato Gaúcho, inicialmente, há a implantação da "Zona de Segurança", com responsabilidade dos clubes, da FGF e das forças de segurança. Será feito um perímetro de aproximadamente 500m em todos os estádios para que não haja acumulo de torcedores. Este distanciamento se mantém por uma hora após o término do jogo.
Os bloqueios serão realizados em conjunto com as forças de seguranças estaduais, municipais e órgãos de trânsito local. Dentro da estrutura física dos estádios, é responsabilidade dos clubes a não presença de pessoas que não estejam trabalhando na organização do evento, dentro dos limites impostos pelo Protocolo FGF e devidamente identificados.
Além disso, todos os 31 membros de cada delegação que entrarem na chamada "Área de Competições" deverão apresentar os laudos dos testes realizados pela FGF para os profissionais de saúde na estrutura do laboratório. Todos os profissionais da FGF, equipe de controle de dopagem e arbitragem também. Serão testados na chegada ao estádio: todos os repórteres fotográficos, gandulas, maqueiros, equipe de higienização e controle de resíduo.
Os clubes mandantes devem garantir o fechamento de todos os portões de acesso aos torcedores. Profissionais pertencentes aos clubes que estiverem em serviço nos estádios das partidas, não poderão adentrar as áreas de visibilidade das partidas.
Os clubes que tiverem suas delegações concentradas nos estádios — como é o caso do Caxias, que ficará no Centenário —, poderão manter as atividades de concentração normalmente durante a realização dos jogos de outras equipes no local.
Deslocamento
As equipes poderão se deslocar ao estádio em dois ônibus para evitar aglomeração. O protocolo sugere chegar ao estádio já pré-fardado (calções e camisas) para diminuir o tempo de permanência nos vestiários.
Cada uma das equipes terá a seguinte composição em sua delegação: 17 atletas, cinco dirigentes do futebol, treinador, treinador de goleiros, preparador físico, médico, massagista ou fisioterapeuta, dois seguranças na delegação, um analista de desempenho e um roupeiro (total de 31 pessoas).
Devem ser identificados com credenciais exclusivas de acordo com a função emitidas previamente pela FGF. Seguranças do estádio devem controlar o acesso.
Intervalo e banco de reservas
Somente deverão utilizar o vestiário no intervalo, atletas e membros da comissão técnica com a distância recomendada. Se tiverem de usar os vestiários, utilizar com máscara. A hidratação dos atletas deverá ser de forma individualizada, com garrafas individuais ou copo descartável.
Permanecerão no banco de reservas: seis jogadores reservas, treinador, preparador físico, medico e massagista ou fisioterapeuta (total de 10 pessoas). Além disso, devem manter a distância de 1,5 metros entre as pessoas com uso de máscaras por todos que não estiverem na equipe em campo.
Serão quatro profissionais no banco de reservas, fora os jogadores. Aqueles que não forem ficar no banco de reservas, deverão posicionar-se nas arquibancadas do estádio, utilizando-se de equipamento de proteção, mantendo a distância de 1,5 metros entre os mesmos. Estes poderão posicionar-se nas arquibancadas, atrás do banco de reservas de suas respectivas equipes.
Imprensa
Serão credenciados 10 repórteres fotográficos para a área de competição. Será proibida a permanência e circulação de fotógrafos fora dos locais indicados pela FGF e demarcados pela Arfoc. Não haverá reportagem na área de competição. Não haverá zona mista. As imagens (incluindo as entrevistas) da partida serão cedidas ao vivo a todos os veículos de comunicação. Os repórteres fotográficos deverão vir de casa trajando roupas na cor preta.
Nas salas de coletiva, haverá um câmera para captação de imagem e som, um jornalista da FGF com um número de Whatsapp previamente distribuído às emissoras e este receberá uma pergunta de cada emissora de radio e TV. Todos os presentes deverão utilizar-se de máscaras de proteção.
As assessorias de imprensa dos clubes serão responsáveis pela montagem das coletivas. Os clubes poderão utilizar-se de softwares de reunião virtual para que as emissoras possam, através de um link previamente enviado, realizar suas perguntas. Um profissional de cada clube será entrevistado através deste sistema em cada jogo do restante da competição.