O Caxias está de volta aos treinos. O clube segue o rigoroso protocolo do seu departamento médico. Porém, um fato chamou a atenção no primeiro dia. Em foto, divulgada pela assessoria de imprensa, o zagueiro Laercio aparece sem máscara no treino.
Pelo protocolo do Caxias, na etapa 3, que fala sobre a chegada ao centro de treinamento, é possível ler: “Se certificar de que esteja usando máscara e manter seu uso durante todo o período em que permanecer dentro do centro de treinamento”.
No dia 19 de maio, em entrevista ao Pioneiro, o médico do clube, Rafael Lessa, foi questionado sobre o uso de máscaras, durante os treinos:
– Assim como a população geral, o vírus é transmitido por secreções. Então, espirro, tossir e o ato de respirar, e o atleta pode eliminar junto com as secreções da respiração, por isso precisa usar. Existe uma discussão. O correto na literatura é usar máscara quem está doente não transmitir, mas como temos que diminuir a chance de pessoas assintomáticas, transferirem, o atleta tem que usar também.
Mesmo que o treino em questão seja no CT, ao ar livre e com grupo reduzido, se está no protocolo, precisa ser cumprido. Ou então muda.
O presidente Paulo Cesar Santos avaliou a situação:
– Há um acompanhamento do departamento médico sobre isso e deve se pronunciar em breve. Há dificuldade de respiração neste tipo de treino, exige bastante. A dupla Gre-Nal também não usa neste tipo de treinamento específico.